SEJA
2023
A Semana do Jovem Agricultor (SEJA) organizada pelo IFSULDEMINAS, campus Inconfidentes tem como objetivo principal oferecer espaços de interação, promover cursos de formação e proporcionar o diálogo sobre a situação da juventude rural do Sul de Minas Gerais.
Por meio de palestras, experiências bem-sucedidas e diferentes minicursos, serão oferecidos aos jovens rurais subsídios para que possam entender o seu papel de protagonistas no desenvolvimento de suas comunidades, tendo o desenvolvimento sustentável como ferramenta estratégica na geração de renda, trabalho no campo e inovações para a juventude rural.
Data do evento: 10 e 11 de maio
Local: Centro de Procedimentos Ambientais - CPA, localizada na Fazenda Escola do IFSULDEMINAS, Campus Inconfidentes.
Programação da Semana do Jovem Agricultor 2023:
A programação será a mesma no dia 10 e 11 de maio, para que vocês, visitantes, possam escolher o melhor dia para nos visitar. Venha participar destes momentos de troca de conhecimento e interações sobre o futuro da juventude rural do sul de Minas Gerais.
RESULTADOS DO EVENTO
Jovens Agricultores do Sul de Minas se reúnem em evento nos campi do IFSULDEMINAS
O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) reuniu mais de 1.200 estudantes e agricultores da região entre os dias 8 e 11 de maio na VII Semana do Jovem Agricultor (SEJA), que ocorreu nos campi Inconfidentes, Machado e Muzambinho.
Este ano o evento trouxe o tema Desenvolvimento Sustentável e Inovação para a Juventude Rural. O tema foi escolhido devido à relevância e à atualidade do tema e à importância de discuti-lo com jovens, sobretudo, aqueles de áreas rurais.
A SEJA tem como objetivo oferecer espaços de interação, promover cursos de formação e proporcionar o diálogo sobre a situação da juventude rural do Sul de Minas Gerais.
O evento contou com palestras, mesas redondas, oficinas, experiências bem-sucedidas e diferentes minicursos, dedicados ao meio ambiente, desenvolvimento sustentável, inovação, primeiros socorros no ambiente rural, entre outros.
Entre os objetivos da SEJA, destaca-se o de proporcionar aos jovens rurais subsídios para que possam entender o seu papel de protagonistas no desenvolvimento de suas comunidades, tendo o desenvolvimento sustentável como ferramenta estratégica na geração de renda, trabalho no campo e inovações para a juventude rural.
Campus Inconfidentes
O auditório do Centro de Procedimentos Ambientais (CPA) do campus recebeu cerca de 450 participantes das cidades mineiras de Borda da Mata, Andradas, Monte Sião, Campestrinho, Congonhal, Maria da Fé, Poço Fundo, São Gonçalo do Sapucaí, Carmo de Minas, Senador Amaral e Alagoa, além de visitantes de Mogi Mirim, no estado de São Paulo.
Eles participaram de palestras sobre “Desenvolvimento Sustentável e Inovação para juventude rural”, além de uma Mesa Redonda com o tema “Jovens de Sucesso”. Houve também oficinas sobre agroecologia, tecnologias da lavoura cafeeira, produção de queijos e doces, processamento de hortaliças e produção de mudas de pitaia.
Outras atividades envolveram as práticas de produção de composto orgânico, suinocultura e controle biológico de vespas. A SEJA teve como parceiro a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (COOPFAM), além das prefeituras dos municípios que tiveram participantes no evento.
Mais informações? https://portal.ifsuldeminas.edu.br/index.php/ultimas-noticias-ifsuldeminas/5816-vii-semana-do-jovem-agricultor
Redes Sociais