IF Portas Abertas
2023
Venha participar do IF Portas Abertas 2023!
Data: 19 de outubro de 2023, no IFSULDEMINAS-Campus Inconfidentes
Incrições:
Saiba mais
O IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes promove, no dia 19 de outubro de 2023, o 6º IF Portas Abertas. O objetivo do evento é apresentar à comunidade todas as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus, além das instalações como salas de aulas, laboratórios, Unidades de Produção e equipamentos esportivos.
O IF Portas abertas começa às 07h30 e se estende até às 14h e será aberto a todo público.
Por meio desse evento, a história de 105 anos campus também é compartilhada. Além das atividades técnicas, artísticas, culturais e esportivas.
O IF Portas Abertas contará com apresentação dos cursos, atração musical, teste vocacional, pipoca, atividades para o público infantil, atividades esportivas, sorteios, tour pelas instalações do campus, através de micro-ônibus, e tour pela fazenda por meio do famoso trenzinho.
Grupos vindos de escolas públicas e privadas, familiares e todas as pessoas interessadas em conhecer o Campus Inconfidentes podem participar.
História
O evento IF Portas Abertas surgiu em 2017 através da iniciativa de servidores técnicos administrativos com o intuito de dar publicidade e visibilidade ao Campus Inconfidentes. O evento evidencia os cursos técnicos, superiores, Ensino a Distância (EAD) e pós graduação ofertados pelo Campus Inconfidentes, alcançando mais de 15 cidades vizinhas.
2022
Estudantes da região se encontram no campus para conhecerem cursos do IFSULDEMINAS
Nesta quinta-feira (20/10), o IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes promoveu a 4ª edição do "IF Portas Abertas". A finalidade do evento foi reunir estudantes de escolas públicas e privadas da região para conhecerem os cursos ofertados pela instituição federal. Este foi o primeiro “IF Portas Abertas” após a pandemia.
Vinte escolas do Sul de Minas estiveram no Campus Inconfidentes, quando cerca de 800 alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio participaram de palestras sobre temas relacionados aos cursos oferecidos, além de aplicação de testes vocacionais, com a finalidade de nortear os estudantes sobre as aptidões profissionais. “A grandeza deste evento mostra o compromisso do IFSULDEMINAS com a natureza de nossa existência que são o desenvolvimento da pesquisa, dos projetos de extensão e do ensino em nosso país”, disse o diretor-geral, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, destacando a presença das escolas da região. “Ver a alegria dos jovens conhecendo as nossas estruturas e se encantando por ela me faz pensar que vale a pena superar qualquer dificuldade”, completou o diretor.
Estudantes de cursinhos, pais, responsáveis e comunidade também puderam participar. Além disso, houve um “tour” pela Fazenda-Escola, quando os visitantes conheceram os setores produtivos, como laticínio, suinocultura, cunicultura e laboratórios. Ariane Lopes é professora de Física na Escola Estadual Provedor Theófilo Tavares Paes, de Monte Sião (MG). Ela coordenou a visita de um grupo de estudantes. Segundo a educadora, o evento despertou os alunos para um tipo de educação diferenciada. “Eles tiveram uma visão ampla da escola. O clima amistoso e leve da instituição despertou neles uma vontade de vir estudar aqui. Tem uma variedade de coisas para eles fazerem aqui. É interativo”, constatou a educadora.
Estiveram presentes estudantes de cidades como Varginha, Pouso Alegre, Monte Sião, Bragança Paulista e São Sebastião da Bela Vista. Uma das alunas é Tainá de Oliveira. Ela estuda na Escola Estadual Coronel Capistrano, na cidade de São Sebastião da Bela Vista. “Eu gostei muito da escola. Me chamou atenção os equipamentos do Curso de Biologia, como os microscópios”, contou a jovem estudante do 9º ano.
Exposições
Quarenta e nove expositores demonstraram ao público os projetos, cursos, setores e grupos de estudos do Campus Inconfidentes. Dentre os expositores, estava o grupo do Arquivo Escolar do campus. Coordenado pela professora Melissa Salaro Bresci, o projeto de resgate histórico dos documentos e do patrimônio material da instituição existe desde 2010. Foram expostos livros, relatórios anuais de matrículas, acervo de fotografias dos anos de 1940 e inquéritos do período de internato da escola. “Muita gente ficou curiosa sobre a nossa história, inclusive alunos de nossa instituição. Conhecer essa história nos faz aproximar da instituição e nos impulsiona para avançar para o futuro”, comentou professora Melissa.
De acordo com o coordenador de Extensão, Cauê Trivellato, o evento demonstrou o comprometimento da comunidade com a divulgação da escola. “O envolvimento dos alunos e servidores foi muito positivo. Estava tudo muito bem preparado. Foi um evento que encheu os olhos dos visitantes”, avaliou Cauê, destacando o trabalho do Setor de Extensão. "A equipe do nosso Setor, responsável pela coordenação do evento trabalhou de forma exemplar. A nossa servidora Juliana Tenório fez um trabalho irreparável", avaliou Trivellato.
Apresentações artísticas, culturais e esportistas também integraram a programação. Talia do Prado Braga está no 4º período Engenharia Agronômica e é membra da Associação de Estudantes “Atlética”. “Estou muito feliz. Atingimos nosso objetivo que foi trazer muitos jovens para conhecer a realidade de nosso IF e a realidade de tudo que temos aqui dentro, de forma gratuita”, avaliou a estudante, natural de Pouso Alegre.
Os participantes também puderam visitar uma tenda onde receberam informações sobre o Processo Seletivo do IFSULDEMINAS. Um Laboratório de Informática foi disponibilizado para os interessados se inscreverem para ingressar na escola no ano de 2023. O campus abriu vagas para 12 cursos superiores e para 5 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, todos gratuitos.
Escrito por José Valmei Bueno - ASCOM - IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes
Confira as imagens (Fotos: Ascom - Alex Bueno)
2019
Cerca de 600 estudantes da região visitam o campus para conhecer cursos e infraestrutura
Com a finalidade de apresentar a estrutura, os projetos de pesquisa e os cursos oferecidos pelo Instituto Federal, o Campus Inconfidentes abriu as portas para receber estudantes de escolas da região. O “IF Portas Abertas” reuniu cerca de 600 visitantes, oriundos de 15 escolas, nesta quarta-feira (23), na Fazenda-Escola. “A comunidade se envolveu para mobilizar as escolas para trazerem os alunos. Pelo número de visitantes, vejo que corresponderam ao nosso convite”, comentou uma das organizadoras do evento, Juliana Tenório.
O dia começou com a apresentação da Fanfarra Professor Gabriel Vilas Boas e das balizas. Os alunos do grupo musical “Soud Cloud” animaram o período da manhã com a interpretação de canções nacionais, como sertanejo e pop. O Coral EnCanto se apresentou no anfiteatro do Centro de Procedimentos Ambientais e o grupo de teatro “Arte Federal” exibiu o ensaio aberto da esquete “O Amor Transforma”. Além disso, os convidados conheceram a Fazenda-Escola percorrendo o caminho denominado "Pelas Trilhas da Fazenda", uma rota que pode ser explorada a pé.
As distâncias entre os setores da Fazenda Escola ficaram mais próximas por meio dos passeios com a Maria Bonita. O ônibus fabricado em 1970 foi adaptado para ser uma cópia da Maria Fumaça que viajava pela ferrovia Mogiana, no Sul de Minas, durante o século XX. A Maria Bonita percorreu as Unidades de Produção como bovinocultura e suinocultura, transportando os alunos visitantes.
O “IF Portas Abertas” também ofereceu estrutura para orientar os jovens sobre inscrição para o vestibular. O contato com a estrutura do Instituto evidenciou as oportunidades oferecidas pela instituição.
Apoio a candidatos com necessidades especiais
O Napne (Núcleo de Atenção a Pessoas com Necessidades Específicas) do Campus Inconfidentes implantou uma novidade no “IF Portas Abertas”. Foi o apoio aos visitantes surdos, por meio da tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais). “Os alunos surdos são sempre bem-vindos à nossa instituição devido a esta acessibilidade, ao nosso trabalho de acessibilidade”, disse o tradutor de Libras do Campus Inconfidentes, Reginaldo Aparecido Silva, que é membro do Núcleo de Atenção a Pessoas com Necessidades Específicas. Ele acompanhou o candidato ao curso de Pedagogia, André Luiz Ferreira Chaves, que estuda atualmente na Escola Estadual Provedor Tavares Paes, da cidade de Monte Sião. De acordo com o estudante, o apoio existente IFSULDEMINAS para o público surdo viabiliza a vinda para estudar em Inconfidentes. “É muito legal conhecer o Instituto Federal. Gostei daqui e vai ser viável estudar aqui”, expressou o aluno sendo interpretado pelo tradutor e intérprete, Michel Pimenta. “As Instituições não dão este tipo de apoio. Se eu estiver em uma instituição em que não possa me comunicar fica muito difícil. Onde tiver apoio, vai ficar mais fácil para eu me comunicar e me desenvolver”, contou André Luiz.
Visitantes
A professora de Língua Portuguesa da Escola Municipal Padre Reinaldo, de Monte Sião (MG), Eliana Comune, acompanhou a excursão de estudantes e, de acordo com ela, o “IF Portas Abertas” mostrou aos adolescentes a possibilidade de ingressarem em uma escola bem estruturada na oferta de oportunidades. “A vantagem deste evento é que os alunos saem com a perspectiva de um 2º grau bom. Aqui tem muitas oportunidades. Aqui tem um tudo de oportunidades de qualquer área”, avaliou a educadora.
Esta também é a opinião do jovem Alisson Ramos de Souza. Estudante do 3º colegial em uma escola de Monte Sião, ele pretende prestar o vestibular para conquistar uma vaga no curso de Licenciatura em História, no Campus Inconfidentes. Segundo ele, o IF Portas Abertas o auxiliou a obter respostas sobre o funcionamento do curso que pretende estudar. “Os professores que conversei aqui estão prontos para solucionar as dúvidas. Eu tinha um monte de dúvidas sobre o curso e eles me ajudaram a decidir”, contou o jovem, enquanto folheava o material de divulgação do vestibular do IFSULDEMINAS.
Escrito por José Valmei Bueno - ASCOM - IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes
Confira as imagens (Fotos: Cesar Neves)
2018
Campus abre as portas para estudantes da região conhecerem estrutura física e educacional
Assista à reportagem
O Campus Inconfidentes do IFSULDEMINAS abriu as portas para receber estudantes de escolas da região. O “IF Portas Abertas” reuniu cerca de 800 visitantes, nesta quarta-feira (31), na Fazenda-Escola com a finalidade de apresentar a estrutura, os projetos de pesquisa e os cursos oferecidos pelo Instituto Federal.
Segundo o Coordenador de Extensão do campus, Marcos Santos, por um mês, o campus se mobilizou para preparar um dos maiores eventos do ano. “Contamos com a participação dos alunos, servidores e terceirizados para organizar. Fomos às escolas públicas e particulares da região para convidá-las a vir conhecer o que o Instituto tem para oferecer no que se refere a estudo”.
Para deixar tudo pronto para receber os visitantes, os preparativos começaram logo de manhã. Estudantes e servidores se empenharam para arrumar os espaços de exposição, práticas esportivas e comunicação. Antes do início do evento, o professor do Campus Inconfidentes, Márcio da Silva, auxiliava os alunos na organização da exposição do curso de Gestão Ambiental. “É uma grande adrenalina deixar tudo pronto para receber bem os estudantes para eles gostarem do nosso evento”, comentou o docente.
O dia começou com a apresentação da Fanfarra Professor Gabriel Vilas Boas e as balizas. Os alunos do projeto “Som do Campus” animaram o período da manhã com a interpretação de canções nacionais. O grupo de teatro Arte Federal exibiu a peça de teatro “Algumas histórias de Guimarães Rosa”. O auditório da Fazenda Escola ficou lotado para assistir contos como “Sorôco, sua mãe, sua filha”. Com temática triste, a peça mostrou a angústia do personagem Sorôco com a solidão e desespero ao deixar ir para longe as únicas pessoas próximas a ele. Antes do início do espetáculo, a fila era grande para conseguir uma cadeira.
Conhecimento das oportunidades
As distâncias entre os setores da Fazenda Escola ficaram mais próximas por meio dos passeios com a Maria Bonita. O ônibus fabricado em 1970 foi adaptado para ser uma cópia da Maria Fumaça que viajava pela ferrovia Mogiana, no Sul de Minas, durante o século XX. A Maria Bonita percorreu as Unidades de Produção como bovinocultura e suinocultura, transportando os alunos visitantes.
O “IF Portas Abertas” também ofereceu estrutura para orientar os jovens sobre inscrição para o vestibular e as exposições de trabalhos organizadas por estudantes dos cursos técnicos e superiores mostraram como o Instituto Federal investe em conhecimentos inovadores. “Eu achei super inovador. Aqui tem uma estrutura que a gente não está acostumada a ver”, avaliou a estudante da Escola Estadual Padre Reinaldo, de Monte Sião (MG), Cecília Cristina Andrade.
Durante todo o dia, os estudantes passearam pelo Campus Inconfidentes. O contato com a estrutura do Instituto evidenciou as oportunidades oferecidas pela instituição. Para o diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes a finalidade do IF Portas Abertas é cativar o jovens para se tornarem estudantes no IFSULDEMINAS. “Os alunos das escolas da região têm demostrado interesse pelos nossos projetos. Minha expectativa é que isso se reflita nas inscrições para o vestibular, tendo em vista que um dos objetivos do evento é trazer esses alunos para a escola”, disse Luiz Flávio.
1ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão
Neste ano, o evento contou com uma novidade: a 1ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão organizada pelo Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão do Campus Inconfidentes. Cerca de 100 trabalhos em pôsteres foram expostos. De acordo com o coordenador de Pesquisa do campus, Wanderson Rodrigues da Silva foram expostos cerca de 100 trabalhos sobre projetos culturais e esportivos, além das pesquisas desenvolvidas pelos estudantes de todos os cursos ofertados pelo IFSULDEMINAS.
Dionatas Alex é aluno do curso de Engenharia Agronômica. Ele submeteu a pesquisa da área de solos e apresentou os resultados na Mostra. Para o estudante, a Mostra foi importante para dar publicidade às pesquisas do Instituto. “Essa mostra tem que continuar sempre. Ela é importante para nossa carreira acadêmica e profissional”, avaliou o jovem.
Escrito por José Valmei Bueno - ASCOM - IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes
Confira as imagens:
Fotos:
José Valmei Bueno
Paula Érika Doná
Redes Sociais