Apresentação
O Projeto Balanço Social e Ambiental (BSA) e Créditos Ambientais na Agricultura Mineira é uma parceria éntre o IFSULDEMINAS, a UNIFAL, o Instituto Origem, SISAM, Rede Simasa e Ambienta.
Como beneficiários diretos temos a Orgânicos Sul de Minas e da Escola Família Agrícola de Cruzília.
Objetivos do Grupo
Com o passar dos anos, mais se evidencia a necessidade de reconhecer e quantificar os serviços ambientais. No contexto rural, os serviços ambientais, quando quantificados e comercializados de formas similares aos créditos de carbono, auxiliam na complementação de renda, valorizando as práticas produtivas ecológicas e socialmente justas e incentivando a recuperação e preservação do meio ambiente, dentre outros benefícios.
Com isso, o objetivo do grupo é quantificar os créditos ambientais de agricultores mineiros baseados no Balanço Social e Ambiental (BSA) e garantir retorno financeiro aos agricultores.
Quer saber mais?
O grupo se reune semanalmente para desenvolver as atividades relacionadas a construção do objetivo. Além disso, o grupo é divido em sete Grupos de Trabalho (Captação de Recursos, Operacional, Social, Ambiental, Contábil, Tecnologia da Informação e Jurídico).
Em julho de 2023 foi realizado o I Seminário sobre Créditos Ambientais na Agricultura do Sul de Minas Gerais, no município de Inconfidentes/MG. Saiba mais sobre o evento clicando no link abaixo.
Tem interesse em participar deste grupo?
I Seminário
I SEMINÁRIO SOBRE CRÉDITOS AMBIENTAIS NA AGRICULTURA (BSA) DO SUL DE MINAS GERAIS
No dia 15 de julho de 2023, sábado, na Fazenda Escola do Instituto Federal de Sul de Minas – campus Inconfidentes, aconteceu o I Seminário de Créditos Ambientais e BSA da Agricultura do Sul Minas.
O objetivo do evento foi apresentar a proposta do Projeto de Créditos Ambientais e Balanço Social e Ambiental (BSA) na Agricultura do Sul de Minas Gerais para os agricultores da região, representantes do poder público, organizações da sociedade civil e demais parceiros fundamentais para o sucesso desta importante ação de valorização da agricultura sul mineira.
O evento contou com o apoio do IFSULDEMINAS, além das demais organizações envolvidas no projeto, o Instituto Origem, SISAM, Rede Simasa e Ambienta. Tivemos a presença de diversos agricultores e representantes especialmente da Orgânicos Sul de Minas e da Escola Família Agrícola de Cruzília e de diversas prefeituras do Sul de Minas.
O evento teve início às 09h com a recepção, cadastramento e café da manhã. A Mesa de Abertura contou com representantes das entidades envolvidas no projeto, inclusive reitores do IFSULDEMINAS, bem como representantes de prefeituras da região.
Em seguida, Takashi Yamauchi, especialista em Terceiro Setor e Responsabilidade Social e Ambiental, representando o Centro de Estudos e Difusão do Terceiro Setor (APTO) e da Rede Simasa, fez uma explanação sobre o contexto histórico do Balanço Social e Ambiental e Créditos Ambientais na Agricultura.
o período da tarde Ramon Senra, do Instituto Origem e representante da Orgânico Sul de Minas, fez uma apresentação sobre o papel dos agricultores na conservação ambiental e geração de créditos ambientais para a agricultura sul de Minas. Posteriormente, Tainá Bimbati, Engenheira Ambiental e presidente do Instituto Ambienta, fez a apresentação de uma proposta de Plano de Trabalho do projeto.
Os presentes e os espectadores da transmissão pelo canal do IFSULDEMINAS campus Inconfidentes no YouTube (acesse aqui) puderam fazer perguntas e tirar dúvidas relacionadas ao projeto, resultando em um debate muito produtivo e de colaboração para o planejamento dos próximos passos e construção participativa do projeto como um todo.
Texto: Instituto Ambienta
.
Insituições envolvidas
Redes Sociais