Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

BSA | Créditos Ambientais na Agricultura Sul Mineira

Escrito por Cauê Trivellato | Publicado: Segunda, 19 de Junho de 2023, 17h08 | Última atualização em Domingo, 05 de Novembro de 2023, 14h23 | Acessos: 962

 

Apresentação

O Projeto Balanço Social e Ambiental (BSA) e Créditos Ambientais na Agricultura Mineira é uma parceria éntre o IFSULDEMINAS, a UNIFAL, o Instituto Origem, SISAM, Rede Simasa e Ambienta.

Como beneficiários diretos temos a Orgânicos Sul de Minas e da Escola Família Agrícola de Cruzília.

 

Objetivos do Grupo

Com o passar dos anos, mais se evidencia a necessidade de reconhecer e quantificar os serviços ambientais. No contexto rural, os serviços ambientais, quando quantificados e comercializados de formas similares aos créditos de carbono, auxiliam na complementação de renda, valorizando as práticas produtivas ecológicas e socialmente justas e incentivando a recuperação e preservação do meio ambiente, dentre outros benefícios.

Com isso, o objetivo do grupo é quantificar os créditos ambientais de agricultores mineiros baseados no Balanço Social e Ambiental (BSA) e garantir retorno financeiro aos agricultores.

 

Quer saber mais?

O grupo se reune semanalmente para desenvolver as atividades relacionadas a construção do objetivo. Além disso, o grupo é divido em sete Grupos de Trabalho (Captação de Recursos, Operacional, Social, Ambiental, Contábil, Tecnologia da Informação e Jurídico).

Em julho de 2023 foi realizado o I Seminário sobre Créditos Ambientais na Agricultura do Sul de Minas Gerais, no município de Inconfidentes/MG. Saiba mais sobre o evento clicando no link abaixo.

Tem interesse em participar deste grupo?

.

 

Insituições envolvidas

 

 


registrado em: ,
Fim do conteúdo da página