Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Setor de Agroecologia - Casa de madeira

Escrito por Heleno Lupinacci Carneiro | Publicado: Quinta, 16 de Setembro de 2021, 10h49 | Última atualização em Terça, 09 de Maio de 2023, 13h09 | Acessos: 2370

HOME

Foto: Luiz Carlos Dias Rocha

Sobre o setor de agroecologia

        Gestão de uma Unidade Educativa de Produção (UEP) para a construção do conhecimento agroecológico proporcionando diálogos e interação com agricultores e visitação de crianças de escolas da região. Destacam-se a implantação de um Sistema Agroflorestal, as atividades de educação ambiental e a multiplicação de sementes como principais atividades desenvolvidas nesta UEP.

Histórico da área

        Na década de 1990 foi uma área de cultivo de horticultura. No início dos anos 2000, passou ao cultivo de capim para alimentação animal (capineira de napier). Entre 2009 e 2011 a área foi utilizada para experimentação com morangueiro, sendo implementado o cultivo sustentável da cultura com plantio do morango em canteiros alternados com mato, buscando realizar o manejo integrado de pragas da cultura.

        Em 2013, após 18 meses de pousio, a área foi transformada no Setor de Agroecologia onde se desenvolve projetos de estudantes, multiplicação de sementes e no ano de 2015 foi implantado o Sistema Agroflorestal e em 2018 foi implantado um segundo sistema agroflorestal com frutíferas e lenhosas.

Construção da casa

       A construção da Sede (Casa de Madeira) foi concluída em 2017, com técnicas de bioconstrução, e destina-se a um suporte aos trabalhos do Núcleo de Agroecologia e Entomologia Raiz do Campo na realização de atividades de formação, reuniões e atividades de educação ambiental.

Áreas de atuação

        Atualmente, diversas atividades integram o setor como Educação Ambiental, Multiplicação de Sementes Crioulas, SAF, apoio ao SPG Sul de Minas e, em 2017, a manutenção e multiplicação de plantas medicinais passaram a fazer parte das ações do Setor, com a implantação da mandala de Plantas Medicinais, ações educativas, projetos e parcerias, tais como a implementação de área de plantio para projetos que integram a prefeitura de Inconfidentes, a comunidade local e a comunidade acadêmica. Mais recentemente, as atividades de meliponicultura passaram também a ser desenvolvidas agregando estudantes de cursos diversos.

 

GEOBiodiversa

Imagem: Jonas Campos

 

CROQUI DA ÁREA DO PLANO DE MANEJO ORGÂNICO 2022:

Croqui PMO setor

Fonte: Google Earth. Imagem: Jonas Campos e Diogo Magalhães

 

 LEGENDA:

A Sede da Agroecologia

B SAF

C SAF e Horta

D1 Amora preta, milho, feijão, girassol, plantas medicinais

D2 Campo sementes

D3 Campo de sementes / Produção de Hortaliças

E Estufa

F1 Reserva Florestal

F2 Reserva Florestal

G Mandala de Plantas Medicinais e Meliponário educativo

H Viveiro de Plantas Medicinais

 

Setor locais

Imagem: Jonas Campos


registrado em: ,
Fim do conteúdo da página