Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Setor de Agroecologia > Sistemas Participativos de Garantia
Início do conteúdo da página

Selo de Certificação Orgânica por Sistema Participativo de Garantia (SPG)

Escrito por Heleno Lupinacci Carneiro | Publicado: Quinta, 16 de Setembro de 2021, 10h50 | Última atualização em Segunda, 08 de Maio de 2023, 14h37 | Acessos: 618

SPG00

Foto: Jonas Campos

 

O núcleo

         O setor de agroecologia foi certificado junto a Associação Agroecológica de Ouro Fino - AAOF de 20 de março de 2014 até janeiro de 2020. No início de 2020 o setor passou a ser certificado junto à Associação de Produtores de Agricultura Orgânica e Biodinâmica Serras Verdes. O motivo da migração de associação foi para uma maior aproximação com os agricultores e agricultoras da Associação Serras Verdes e conhecer novas experiências.

Legislação

       A legislação brasileira define os SPGs como um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma estrutura organizativa, regida por princípios e normas que visam assegurar a garantia de um produto, processo ou serviço por meio de uma avaliação participativa da conformidade.

Central de Associações Orgânicos Sul de Minas

         A Orgânicos Sul de Minas reúne várias organizações dos agricultores orgânicos da região, interessadas não só na certificação, mas também na integração, fortalecimento e valorização da Agroecologia e produção orgânica. São os fornecedores do SPG Sul de Minas.

      Como exemplo de atividades que extrapolam as ações de certificação participativa, podemos citar o apoio na criação da Feira Orgânica de Pouso Alegre, a criação da Casa de Sementes “Mãe Terra”, a organização de eventos como o Encontro de Mulheres e SPGs, Circuito Sul Mineiro de Agroecologia, Festa das Sementes e outros.

A metodologia do SPG

         O Sistema Participativo de Garantia (SPG) é uma metodologia que visa promover a validação da conformidade da produção orgânica por parte da organização de agricultores, onde associados conseguem a partir de uma dinâmica de princípios participativo, transparente, horizontal e que fortalece o elo de confiança e troca de saberes à certificação desses agricultores. Qual organização é essa? É uma organização que reúne várias associações de agricultores orgânicos do sul de Minas Gerais, chamada Orgânicos Sul de Minas (OSM).

         Seus objetivos contemplam o fortalecimento da Agroecologia e da produção orgânica em Minas Gerais no Brasil e, para o Mundo, contribuindo também na formação de estudantes, principalmente do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Entomologia – Raiz do Campo, do IFSULDEMINAS campus Inconfidentes. Dessa forma também influencia na participação e organização conjunta de Feiras, Encontros, Festa de Sementes, Circuitos de Agroecologia, Congressos, dentre outros.

SPG01

Foto: Jonas Campos


registrado em: ,
Fim do conteúdo da página