Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Setor de Agroecologia > Casa de Sementes "Mãe Terra"
Início do conteúdo da página

Casa de Sementes "Mãe Terra" (CSMT)

Escrito por Heleno Lupinacci Carneiro | Publicado: Quinta, 16 de Setembro de 2021, 10h50 | Última atualização em Segunda, 08 de Maio de 2023, 14h12 | Acessos: 1435

CSMT00

Foto: NEA Raiz do Campo

 

Como começou

          Com a ampliação das discussões sobre as sementes Crioulas no Sul de Minas, surgiu a demanda por um espaço em que agricultores(as) pudessem armazenar e preservar as suas sementes. A partir dessa demanda e por meio de uma parceria entre o IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes, a Central de Associações Orgânicos Sul de Minas e o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) a Casa Comunitária de Sementes “Mãe Terra” (CSMT). Desde sua inauguração em 11 de março de 2017, vem cumprindo o objetivo de potencializar as ações de preservação das sementes crioulas e orgânicas da região.

          Cerca de 400 variedades de sementes oriundas das unidades de produção orgânica dos agricultores fazem parte do banco de germoplasma da CSMT (Figura 1). Todas são catalogadas e realizados os testes de germinação como forma de garantir a viabilidade. Para ter acesso a todo este banco de germoplasma, foi criada a biblioteca de sementes, com o intuito de resgatar e preservar ainda mais a agrobiodiversidade.

Guardiões de sementes

          Atualmente 14 agricultores(as) são reconhecidos como os guardiões de sementes da CSMT. A eles cabe a responsabilidade de guardar e preservar determinadas variedades por meio do plantio anual e doação de pequenas amostras à CSMT.

Atuações e atividades

         A casa oferece aos estudantes do IFSULDEMINAS e de Instituições parceiras, possibilidade de estágio não remunerado, contribuindo com o viés de ensino. Está aberta à visitação durante a semana, sendo necessário o prévio agendamento com a atual Coordenação. 

         A CSMT está localizada na Fazenda-Escola do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes e conta com uma câmara fria e diversos outros vários equipamentos financiados pelo CNPq. Além do armazenamento, a CSMT possibilita a realização de testes de vigor e germinação, limpeza, pesagem, seleção e embalagem de sementes.

         Uma das atividades previstas da CSMT é a disseminação dos materiais armazenados, que culmina na distribuição de sementes crioulas e orgânicas em feiras, encontros e na festa das sementes.

Saiba mais

          Entre em contato com o NEA Raiz do Campo e o OPAC Sul de Minas para mais informações sobre os horários de atendimento, normas de uso das sementes da CSMT e para contribuir nas ações de multiplicação e preservação das sementes orgânicas.

Projeto parceiro da Biblioteca Virtual de Sementes coordenada pela Associação Biodinâmica (ABD):

https://www.bibliotecadesementes.org.br/

 

CSMT01

CSMT02

Figura 1 A-B. Estantes com as semestres crioulas orgânicas dentro da câmara fria na Casa Comunitária de Sementes Mãe Terra, mostrando a catalogação do material. 

Foto: Sindynara Ferreira


registrado em: ,
Fim do conteúdo da página