Casa de Sementes "Mãe Terra" (CSMT)
Foto: NEA Raiz do Campo
Como começou
Com a ampliação das discussões sobre as sementes Crioulas no Sul de Minas, surgiu a demanda por um espaço em que agricultores(as) pudessem armazenar e preservar as suas sementes. A partir dessa demanda e por meio de uma parceria entre o IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes, a Central de Associações Orgânicos Sul de Minas e o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) a Casa Comunitária de Sementes “Mãe Terra” (CSMT). Desde sua inauguração em 11 de março de 2017, vem cumprindo o objetivo de potencializar as ações de preservação das sementes crioulas e orgânicas da região.
Cerca de 400 variedades de sementes oriundas das unidades de produção orgânica dos agricultores fazem parte do banco de germoplasma da CSMT (Figura 1). Todas são catalogadas e realizados os testes de germinação como forma de garantir a viabilidade. Para ter acesso a todo este banco de germoplasma, foi criada a biblioteca de sementes, com o intuito de resgatar e preservar ainda mais a agrobiodiversidade.
Guardiões de sementes
Atualmente 14 agricultores(as) são reconhecidos como os guardiões de sementes da CSMT. A eles cabe a responsabilidade de guardar e preservar determinadas variedades por meio do plantio anual e doação de pequenas amostras à CSMT.
Atuações e atividades
A casa oferece aos estudantes do IFSULDEMINAS e de Instituições parceiras, possibilidade de estágio não remunerado, contribuindo com o viés de ensino. Está aberta à visitação durante a semana, sendo necessário o prévio agendamento com a atual Coordenação.
A CSMT está localizada na Fazenda-Escola do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes e conta com uma câmara fria e diversos outros vários equipamentos financiados pelo CNPq. Além do armazenamento, a CSMT possibilita a realização de testes de vigor e germinação, limpeza, pesagem, seleção e embalagem de sementes.
Uma das atividades previstas da CSMT é a disseminação dos materiais armazenados, que culmina na distribuição de sementes crioulas e orgânicas em feiras, encontros e na festa das sementes.
Saiba mais
Entre em contato com o NEA Raiz do Campo e o OPAC Sul de Minas para mais informações sobre os horários de atendimento, normas de uso das sementes da CSMT e para contribuir nas ações de multiplicação e preservação das sementes orgânicas.
Projeto parceiro da Biblioteca Virtual de Sementes coordenada pela Associação Biodinâmica (ABD):
https://www.bibliotecadesementes.org.br/
Figura 1 A-B. Estantes com as semestres crioulas orgânicas dentro da câmara fria na Casa Comunitária de Sementes Mãe Terra, mostrando a catalogação do material.
Foto: Sindynara Ferreira
Redes Sociais