Página inicial > Notícias > Nossos Setores

Nossos Setores

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Segunda, 22 de Outubro de 2018, 08h29 | Última atualização em Quarta, 28 de Novembro de 2018, 15h58
Diariamente, os servidores do Setor de Coordenação Pedagógica estão disponíveis para orientar estudantes e professores.

Conheça as atribuições e o trabalho do Setor de Coordenação Pedagógica

São 6h45 da manhã quando os servidores do Setor de Coordenação Pedagógica do Campus Inconfidentes tomam os postos de trabalho. A primeira ação do dia, numa rotina de trabalho que se estende até o período noturno, é verificar se todos os educadores estão nas salas de aulas da fazenda-escola e do prédio principal. A medida tem por objetivo garantir o funcionamento diário do processo de aprendizagem. “O nosso trabalho é de acompanhamento da rotina pedagógica, dar condições para o professor efetivar o trabalho em sala de aula”, explicou o pedagogo do campus, Fábio Brazier, enfatizando o cumprimento das ementas, legislação, planos de ensino e direitos dos estudantes.

Ao Setor, formado por 5 servidores, cabe implementar, avaliar e planejar o desenvolvimento de projetos pedagógicos de ensino do IFSULDEMINAS, além de aplicar metodologias e técnicas para facilitar o processo de aprendizagem. Ainda, segundo Brazier, compete aos servidores lotados no local o acompanhamento da relação entre estudantes e educadores. “Trabalhamos em duas frentes. Uma é a Supervisão Escolar que acompanha os professores e a outra é a Orientação Educacional, responsável pelo atendimento aos estudantes”, completou o pedagogo.O Setor conta ainda com 3 estagiários que têm a responsabilidade de substituir os professores ausente e auxiliar no serviço administrativo da coordenação.

Para se ter uma dimensão numérica do público atendido diariamente pela Coordenação Pedagógica, cerca de 103 professores efetivos e 20 contratados recebem a assistência do Setor. Além de quase 1500 alunos presenciais do campus. “Orientamos os alunos no referente às dificuldades de notas, provas e relações pessoais”, indicou Brazier, destacando que 40% do atendimento se refere à busca de soluções para problemas de relacionamento interpessoal.

Parceria com os educadores

Servidores e estagiários do setor começam o dia checando funcionamento da instituição.

Para a obtenção de bons resultados nos projetos educacionais do campus, a Coordenação Pedagógica conta com a parceria dos professores. “Desde o início do meu trabalho como professora vejo a Supervisão como um outro braço do professor. É nesse Setor que contamos e precisamos dividir nossas ânsias e dúvidas, e às vezes, até mesmo como agir. Então, não me vejo trabalhando separadamente do Setor Pedagógico”, disse a professora Cíntia Zoratini que há 22 anos trabalha na instituição.

No entanto, segundo a educadora, os estudantes precisam se conscientizar sobre a importância do Setor para a orientação de cada um deles. “Nossos alunos sequer sabem o papel da Supervisão. E por esse motivo, não a utilizam para resolver os problemas pedagógicos encontrados em sala de aula. Eles se fiam muito na confiança que têm em nós, que somos professores-orientadores, para fazermos essa ponte, enquanto poderiam resolver muitos problemas, diretamente na Supervisão”, constata Zoratini.

De acordo com a professora Cíntia, ela procura a Coordenação Pedagógica com muita frequência com a finalidade de buscar soluções compartilhadas. “Acredito ser a professora da instituição que mais frequenta e às vezes atormenta esse Setor”, disse a docente em tom descontraído. “Mas acredito na formação e no trabalho desses meus colegas, que estão ali para me orientar e porque não, supervisionar da melhor forma possível”, comentou a professora. Ainda, segundo Cíntia, o trabalho entre os docentes e os profissionais da Coordenação Pedagógica necessita de aperfeiçoamentos e eles são construídos aos poucos. “Há falhas? Sim, muitas de ambas as partes, mas somos um grupo que precisa trabalhar junto. O Setor Pedagógico tem que ser a nossa força na hora do esmorecimento ou das pequenas dúvidas. Acredito na troca de ideias, de conhecimentos e de tentativas, nem que seja errando e acertando”, concluiu.

O Setor de Coordenação Pedagógica funciona no segundo andar do prédio principal. O horário de funcionamento é das 6h45 às 19h. Para mais informações sobre os trabalhos prestados pelo setor, o cidadão pode entrar em contato pelo telefone (35) 3464-1200, ramal 9128.