Reeleito

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quarta, 13 de Abril de 2022, 10h05 | Última atualização em Quinta, 06 de Outubro de 2022, 13h14
Responsável por novo mandato, professor Luiz Flávio vai gerir 3.175 alunos e 199 servidores do Campus Inconfidentes.

Com 90,72% dos votos válidos, Professor Luiz Flávio é reeleito diretor-geral do campus

O Professor Luiz Flávio Reis Fernandes foi reeleito diretor-geral do Campus Inconfidentes, em votação ocorrida na quarta-feira (13/04).Candidato único à direção, ele alcançou 90,72 % dos votos válidos e deve permanecer no cargo até 2026. "Esse resultado é fruto de um trabalho institucional, de toda a comunidade acadêmica. As urnas demonstraram o resultado do trabalho e do comprometimento de todos", celebrou Luiz Flávio, após a publicação oficial do resultado, reiterando a seriedade e a dedicação na execução das atividades do próximo mandato. "Reitero o compromisso de seguir nesta missão de trabalhar bastante, com dedicação e transparência para continuarmos alavancando o campus, com acolhimento a todos, crescendo cada vez mais aos olhos da sociedade", completou o gestor.

Luiz Flávio tem 39 anos e será o 32º diretor-geral da instituição. Ele possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Vale do Rio Verde, em Três Corações-MG. É mestre em Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Atua na área de gerenciamento de resíduos sólidos, avaliação de impactos ambientais e licenciamento ambiental. Está cursando o programa de Doutorado da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na Faculdade de Engenharia Civil na área Saneamento e Ambiente.

Votação para Reitor

A comunidade também votou para Reitor. Das duas candidaturas ao principal cargo da instituição, professor Cleber Ávila conquistou 63,83 % dos votos válidos em todos os campi e foi eleito o novo Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sul de Minas. Já o candidato, professor Vagno Emygdio Machado Dias obteve 30,01% dos votos.

O dia de eleição no campus

No Campus Inconfidentes, a eleição começou às 8h da quarta-feira (13/04) e se estendeu até as 21h, quando as quatorze (14) seções foram fechadas para o início da apuração, que durou cerca de 2 horas.

No Campus Inconfidentes, 3.374 eleitores foram esperados. Cento e dois (102) professores estavam áptos para a votação e oitenta e nove (89) compareceram. Dentre os técnico-administrativos, noventa e sete (97) eram aguardados e oitenta e sete (87) votaram.

Os eleitores usaram cédulas de papel para depositar suas escolhas nas urnas. Segundo o presidente da Comissão Eleitoral Local, professor José Hugo de Oliveira, o processo de consulta à comunidade expressou a maturidade cidadã da comunidade. “Não esperávamos o número tão expressivo de comparecimento de votantes, principalmente de alunos. Isso mostra que estão conscientes sobre a importância da prática da cidadania", avaliou José Hugo. Ele destacou também o trabalho dos membros da Comissão Eleitoral Local. “Foi um trabalho feito com muita dedicação, garra e afinco. Foi extenuante. Mas garantimos a lisura do processo”, completou o presidente da Comissão, destacando que o processo foi bem sucedido.

Ao todo, 20.188 pessoas ficaram aptas a votar em todos os campi do IFSULDEMINAS. Os estudantes dos polos de Ensino a Distância da instituição votaram nos dias 11 e 12 de abril.

Resultado oficial e Recursos

O relatório contendo o resultado final será encaminhado ao Conselho Superior (Consup), bem como todos os materiais relativos ao processo de eleição direta. Cabe ao Consup, a análise de possíveis recursos contra o Resultado Final, a homologação e a publicação do resultado oficial das eleições em reunião ordinária dia 04 de maio.

Veja os resultados (Boletim da Comissão Eleitoral Central nº09/2022)

Veja como foi o dia de votação no Campus Inconfidentes

Veja como foi o dia de votação nos demais campi do IFSULDEMINAS