Página inicial > Notícias > Dia 26 de março

Dia 26 de março

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Segunda, 22 de Março de 2021, 09h12 | Última atualização em Segunda, 29 de Março de 2021, 07h41

36 estudantes dos cursos técnicos em Alimentos e em Agrimensura serão certificados

Evento será transmitido pelo canal do IFSULDEMINAS no Youtube

Convite FormaturaNa próxima sexta-feira (26/03), os estudantes dos cursos técnicos em Agrimensura e em Alimentos receberão a certificação.

Cerca de 36 jovens farão o juramento e serão colocados no mercado de trabalho. "Será um momento de cumprimento de nossa missão. O IFSULDEMINAS, a cada ano, tem colocado novos profissionais no mercado de trabalho", comentou o diretor-geral, professor Luís Flávio Reis Fernandes, destacando a qualificação que recebem durante os anos de formação. "Aqui eles são acolhidos para receberem toda formação e técnica possíveis para desenvolverem suas aptidões profissionais com excelência", completou.

A cerimônia também será transmitida, ao vivo, pelo canal do Campus Inconfidentes no Youtube.

54 estudantes colaram grau semana passada

Cinquenta e quatro estudantes dos cursos de Tecnologias em Gestão Ambiental e em Redes de Computadores, de Licenciaturas em Ciências Biológicas e em Matemática, além das Engenharias Agronômica, Agrimensura e Cartográfica e de Alimentos do Campus Inconfidentes colaram grau, na última sexta-feira (19/03).

Em atendimento às orientações das autoridades de saúde, a solenidade foi online para se evitar os riscos de proliferação da Covid-19. Uma mesa de honra virtual foi formada com a participação dos paraninfos das turmas e de pró-reitores. A formatura foi conduzida pelo pró-reitor de Extensão, professor Cleber Ávila Barbosa. Servidores do Instituto Federal também acompanharam a cerimônia de maneira remota. Um vídeo com a apresentação de cada estudante também foi exibido. Depois do juramento, os novos profissionais receberam a outorga de grau.

Discursos

A Licenciada em Matemática, Ludimila Barboza dos Santos, discursou em nome dos formandos. A estudante recordou os desafios e os sonhos dos anos vivenciados no campus. “Deixamos familiares e uma rotina para nos dedicar à formação acadêmica. E este caminho seria muito mais árduo se nos decidíssemos caminhar sozinhos. Os amigos se tornaram família”, destacou Ludimila. “Hoje podemos desfrutar da recompensa disso tudo”, completou.

O professor Miguel Toledo del Pino, ex-diretor do Campus Inconfidentes, falecido em novembro de 2020, foi lembrado. “Ele fez a diferença em nossas vidas com seu comprometimento, gentileza e zelo”, concluiu a estudante, convidando os colegas para procurar os professores e agradecê-los.

O diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, também discursou. Segundo ele, a sociedade enfrenta um sofrimento em massa que impacta na área da educação. “Vocês formandos, nós da educação, médicos, enfermeiros, garis e todas as categorias de trabalhadores precisaremos nos unir para reconstruir esse mundo, nossa cidade e nosso país”, disse o gestor. “Cada geração lida com seus desafios. Já enfrentamos muitos percausos e sobrevivemos a eles. Precisamos continuar firmes e convictos de nossa estrutura e capacidades”, conclamou Luiz Flávio, recordando os ajustes aplicados pelo Campus Inconfidentes para enfrentar o ensino a distância.

A série de discursos foi encerrada pelo representante do reitor do IFSULDEMINAS, professor Cléber Ávila Barbosa que é pró-reitor de Extensão. “É gratificante trabalhar com a educação, especialmente no IFSULDEMINAS, porque aqui as pessoas desenvolvem trabalhos”, disse Ávila, destacando a coragem dos servidores da instituição no enfrentamento dos desafios. “A coragem de enfrentar, de dedicar e vencer fica evidente nesta formatura”, completou.

A cerimônia está disponível para ser assistida no canal oficial do Campus Inconfidentes no Youtube.