Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

Luto

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Sábado, 14 de Novembro de 2020, 15h24 | Última atualização em Terça, 01 de Dezembro de 2020, 09h08

Falece professor Miguel Angel Toledo del Pino, ex-diretor do campus entre os anos 2014 e 2018

MiguelFaleceu, no final da manhã deste sábado(14/11), o ex-diretor do IFSULDEMINAS-Campus Inconfidentes, professor Miguel Angel Isaac Toledo del Pino. O docente iria completar 50 anos no próximo dia 14 de dezembro. Ele foi diretor da instituição entre 01 de julho de 2014 e 09 de julho de 2018. O campus decretou luto oficial de 3 dias.

Professor Miguel foi vítima de infarto, enquanto praticava ciclismo, em Ouro Fino (MG).

O velório aconteceu na quadra poliesportiva do prédio principal do Campus Inconfidentes.O corpo chegou ao local às 18h, deste sábado (14/11) e permaneceu em Inconfidentes até às 5h da manhã. O sepultamento aconteceu no cemitério São Miguel, em Lavras (MG), do lado da igreja Santo Antônio, neste domingo, às 9h. Ele deixa a esposa e uma filha.

Homenagens

Familiares, servidores do campus, alunos e amigos compareceram ao local para se despedir do docente. "Professor Miguel era homem de convivência fácil. Nosso campus perde um grande profissional e um grande amigo, de maneira inesperada", lamentou o diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes.

O reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, esteve presente no velório. Emocionado, Bregagnoli recordou o legado de professor Miguel. "A presença do Miguel iluminava a todos. Ele sempre fazia uma análise humanística das situações", disse. "Fica uma lacuna que dificilmente será preenchida", concluiu o reitor.

Professor Miguel Angel

20201114 181846

De temperamento discreto, Miguel Angel nasceu em Cauquenes, no Chile, no dia 14 de dezembro de 1970. Os pais são Miguel Angel Toledo Garrido e Eugenia Adriana del Pino Puentes. No dia 06 de junho de 2006, ele se tornou professor efetivo na antiga Escola Agrotécnica Federal de Inconfidentes.

Professor Miguel era Engenheiro Agrícola formado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Especialista em Matemática e Estatística pela mesma Universidade e Mestre em Ciências na área de concentração em Irrigação e Drenagem também pela Universidade de Lavras (MG). Fez doutorado em Agronomia, na área de concentração em Irrigação e Drenagem pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ/USP).

Foi bolsista CNPq de Iniciação Científica durante a graduação, professor substituto de Desenho Técnico na UFLA. Durante a trajetória nesta instituição, participou de vários órgãos colegiados e coordenação de curso. Assumiu os cargos de Coordenador Geral de Ensino (CGE), no período de 2008 a 2010, e o cargo de Diretor-Geral de Campus, no período de 2014 a 2018.

Como professor, atuou no curso técnico em Agrimensura integrado ao Ensino Médio e nos cursos superiores de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia Agronômica e Tecnologia em Gestão Ambiental, além de ter orientado e co-orientado vários projetos de pesquisa, extensão e trabalhos de Conclusão de Curso.

Quando foi diretor, ele conduziu os trabalhos de comemoração do centenário do IFSULDEMINAS, em fevereiro de 2018.

Além disso, durante a gestão do professor Miguel, foram criados novos cursos no campus:

2014
Criação do curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Ambiental para a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG)

2015
Criação do curso Técnico em Informática para Internet Subsequente

2016
Criação do curso Licenciatura em Educação no Campo / Regime de Alternância
Criação do cursoTécnico em Fruticultura - Subsequente (EaD)
Criação do curso Técnico em Agrimensura - Subsequente (EaD)

2018
Criação do curso de Engenharia Ambiental
Criação do curso de Licenciatura em Pedagogia

 


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

registrado em:
Fim do conteúdo da página