Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Enfermaria

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Sexta, 20 de Maio de 2022, 07h29 | Última atualização em Segunda, 23 de Maio de 2022, 08h17 | Acessos: 209

WhatsApp Image 2022 05 23 at 08.01.19

 

WhatsApp Image 2022 05 23 at 07.57.21

O Núcleo de Saúde Discente, conhecido como setor de Enfermaria do campus, é a base de Atenção Primária de atendimento dos discentes. Por 

sua função, é visto como referência para o aluno, sempre que se veja diante de um novo problema, ao necessitar de atendimento, comunicação e orientação de assuntos e ao acesso aos outros níveis de atenção, promoção e prevenção a saúde. Em suma, a organização do atendimento deve ser admitida em sua baixa complexidade, visto que o setor não cumpre com requisitos mínimos para atendimento de urgências e emergências.

A equipe responsável pelo atendimento trabalha para a preservação e continuidade no aporte e suporte regular dos cuidados necessários, na função de garantia da qualidade e integralidade da atenção básica. Atua com total sensibilidade e compreensão das dificuldades. Repudia quaisquer atos preconceituosos ou situações discriminatórias, promove a inclusão e possibilitando a garantia para melhor utilização dos serviços prestados a todos que necessitarem de atendimento. Em síntese, o trabalho desenvolvido de organização do acesso de atendimento em saúde aos discentes, visa reduzir a porta de entrada das Unidades de Saúde do Município, e os atendimentos que possam se tornar urgências em Pronto Atendimento e Pronto Socorro. A resolubilidade do trabalho a ser executado e atendido em sua necessidade, ao discente que necessita de uma resposta e resultados, é um processo de responsabilidade conjunta, tanto da equipe que presta todo o atendimento quanto a do próprio paciente/ discente ao qual recebe as orientações e cuidados para com sua saúde e responsabilidade em cumpri-los da maneira correta.

A avaliação e atendimento de Enfermagem é realizada a todo e qualquer indivíduo que necessite e faça parte da comunidade acadêmica do instituto: Discentes dos cursos técnicos integrados, tecnológicos e superiores, docentes, técnicos administrativos e terceirizados. A avaliação e atendimento médico é destinada somente aos Discentes dos cursos técnicos integrados, tecnológicos e superiores. Visto que a médica compõe a equipe de avaliações periciais da Reitoria, pelo SIASS, onde atende perícias e Juntas médicas de Servidores e/ou familiares da rede Federal, trazendo assim conflitos de interesses e problemas burocráticos aos atendimentos de servidores e funcionários da Instituição. A avaliação e atendimento odontológica é destinada somente aos Discentes dos cursos técnicos, tecnológicos e superiores.

A dentista compõe a equipe de avaliações periciais da Reitoria, pelo SIASS, onde atende perícias de Servidores e/ou familiares da rede Federal, trazendo assim conflitos de interesses e problemas burocráticos aos atendimentos de servidores e funcionários da Instituição. Verifica-se que o atendimento em saúde oferecido pelo Campus contempla a totalidade dos alunos matriculados, oferecendo atendimento de enfermagem, médico e odontológico. Percebe-se que há uma demanda maior dos discentes do ensino médio que, por serem adolescentes, tem atendimento prioritário (conforme apregoa o ECA, no art. 4º, parágrafo único). Aos atendimentos ofertados que requerem mais atenção, os pais e responsáveis são informados pela equipe de saúde, quanto pela Coordenadoria Geral de Assistência ao Educando, em especial os que se encontram em alojamentos.

Com a responsabilidade de autocuidados ou de encaminhamentos e referenciais aos pais. Deixando claro que a instituição de Ensino não tem atribuição de responsabilizar-se pelo atendimento de saúde em todas as suas especificidades, sendo que a LDB, em seu artigo 4º, inciso VIII preceitua “O dever do Estado, com a educação escolar pública será efetivo mediante a garantia de atendimento ao educando, no ensino fundamental público, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência a saúde.” (grifo nosso).

Assim, os atendimentos prestados no setor de saúde tem caráter suplementar e se limita a atendimentos não especializados, sendo atendimentos às necessidades de saúde mais específicas, atribuição do Sistema Único de Saúde, ou seja, ao Serviço de Saúde do Município ou Município de residência do aluno. Lembrando que o setor de Enfermaria não possui requisitos básicos para atendimento de urgências e emergências, sendo assim, encaminhar as urgências e emergências ao setor de saúde da cidade ou por meio de Socorro, pela Ambulância 35 3464-2028 ou Samu 192 descrevendo a localização e o ocorrido.

Equipe:

Médica: Maria José Adami Bueno

Dentista: Adriana Martins

Enfermeira: Ana Paula Andrade

Técnica de Enfermagem: Marly Ribeiro

Auxiliar de Enfermagem: Ariane Helena Fernandes

Atendimentos de Enfermagem e Médica

07h às 12h

13h às 16h

Atendimento Odontológico

2ª, 4ª e 6ª feira

07h às 13h

3ª e 05ª feira

13h às 19h

Contato

1359436084 phone 1  (35) 3464-1200 / ramal 9130

 

 

 


Fim do conteúdo da página