Secretaria dos Cursos Superiores - Sobre
Apresentação
A Secretaria dos Cursos Superiores - SCS é um órgão de apoio e está subordinada ao Diretoria de Ensino - DEN do Campus Inconfidentes. É responsável pelo controle, verificação, registro e arquivamento da documentação da vida acadêmica do aluno.
Objetivo Geral:
Adequar e orientar os procedimentos operacionais da Secretaria dos Cursos Superiores para garantir a qualidade nos serviços oferecidos.
Objetivos Específicos:
Cultivar espírito de equipe. Sempre existem inter-relações dos trabalhos executados, dúvidas e principalmente soluções. Devem-se observar limites no relacionamento, não permitindo que questões pessoais influenciem no atendimento;
Atuar com profissionalismo no atendimento, através de boa relação com o público, em um clima de educação, respeito e cordialidade, sempre visando à satisfação da comunidade acadêmica;
Uniformizar a comunicação com todos os colaboradores utilizando o mesmo discurso frente à comunidade interna e externa, certos de que todos os componentes da equipe tenham acesso à mesma informação;
Estar atualizado com o Regimento Interno, Resoluções, PDI e qualquer outro documento do IFSULDEMINAS que venha determinar as atividades acadêmicas ou agregar conhecimento sobre a instituição;
Buscar o aprimoramento dos processos de registros e controle acadêmico para melhor viabilizar os procedimentos.
À Secretaria dos Cursos Superiores - SCS compete:
Art. 44. Compete à Secretaria dos Cursos Superiores:
I. Coordenar as atividades do Registro Acadêmico, de acordo com o regulamento;
II. Planejar e programar a realização de registros e controles acadêmicos;
III. Auxiliar e aprimorar a forma, os procedimentos e a emissão de documentos acadêmicos relativos ao ensino com a Diretoria de Desenvolvimento Educacional, Diretoria de Ensino e Coordenadorias de Curso;
IV. Emitir pareceres, elaborar minutas e anteprojetos, instruções e indicações sobre a matéria de sua competência;
V. Gerenciar o sistema de registro acadêmico;
VI. Participar da elaboração do calendário acadêmico;
VII. Prestar assessoria aos demais órgãos do campus em matéria de sua competência;
VIII. Desenvolver, juntamente à Diretoria de Ensino e demais setores técnicos a interpretação de legislação e normas;
IX. Efetuar registros acadêmicos, relativos ao corpo discente;
X. Preparar e informar processos específicos;
XI. Divulgar, periodicamente, os resultados do rendimento acadêmico;
XII. Organizar e manter sob sua guarda o cadastro de alunos;
XIII. Efetuar matrículas e rematrículas de alunos;
XIV. Preparar diplomas e certificados de conclusão de cursos, bem como providenciar seu registro;
XV. Expedir históricos acadêmicos e guias de transferências e outros documentos similares;
XVI. Arquivar a documentação que contenha registro de frequência e aproveitamento do aluno nos cursos, por períodos previstos em lei específica sobre o assunto;
XVII. Preparar e registrar, em livro próprio, diplomas e certificados;
XVIII. Executar outras atividades correlatas que forem atribuídas pelo(a) Coordenador(a) de Registros Acadêmicos.
Resolução 06/2020 - Regimento Interno do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes
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