Página inicial > Notícias > Troca de conhecimentos

Troca de conhecimentos

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quinta, 12 de Março de 2020, 08h26 | Última atualização em Segunda, 07 de Dezembro de 2020, 08h26
Representantes de instituição de ensino do Canadá são recebidas no gabinete. (Foto: Cesar Neves)

Representantes de escola do Canadá visitam campus para conhecer ações ambientais

O Campus Inconfidentes recebeu na terça-feira (10) a visita de duas representantes da Sault College, uma instituição de ensino do Canadá. A assessora internacional, Jennifer Johnson, e a professora de Ciências Biológicas e Tecnologia em Ciências Florestais, Lynn Goulding, foram recebidas pelo diretor-geral do campus, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, além de outros servidores, no gabinete.

A visita foi promovida pela Assessoria Internacional do IFSULDEMINAS e teve por objetivo viabilizar uma parceria entre as duas instituições para a promoção de ações em diversas áreas do conhecimento. “Queremos fomentar essa parceria na área ambiental, como também na área de Ciências Biológicas, Agronomia e Alimentos”, explicou o diretor-geral do campus. “Elas gostaram da possibilidade de articulação e integração de currículos. Isso vai possibilitar uma formação mais robusta de nossos alunos”, disse Luiz Flávio, destacando a possibilidade de qualificação dos estudantes do IFSULDEMINAS, também em idiomas.

Os cursos superiores de Tecnologia em Gestão Ambiental e de Engenharia Ambiental do Campus Inconfidentes foram apresentados às estrangeiras pelos professores Márcio Luis de Silva e Selma Gouvea. O projeto Conservador da Mantiqueira e o Projeto Conservador do Rio Mogi Guaçu também estiveram em pauta e foram expostos às visitantes pelo professor Fernando da Sillva Barbosa e pelo técnico em agropecuária, Bruno Melo. As canadenses explicaram também aos servidores do campus como funcionam os cursos da área ambiental na Sault College.

A seleção desses cursos para serem apresentados às representantes do Canadá foi a partir do interesse da SAult College e do IFSULDEMINAS para estreitar as relações na área do meio ambiente e avançar nas políticas de internacionalização, como previsto no convênio estabelecido entre as duas escolas, em 2019.

Para conhecer os trabalhos práticos desenvolvidos pelo campus, as docentes do Canadá visitaram as instalações da fazenda-escola como o Centro de Procedimentos Ambientais (CPA), a Casa de Madeira do setor de Agroecologia e o Laticínio, onde se produzem sete tipos de queijos e iogurtes.

Resultado da visita

Um ganho importante para o IFSULDEMINAS foi a oferta de 1 vaga para estudante de graduação estudar um semestre acadêmico na Sault College, pago integralmente pelo governo canadense. “A mobilidade acadêmica é uma excelente possibilidade para o estudante do IFUSLDEMINAS conhecer novas técnicas e conhecidos produzidos no exterior e compartilhar com a comunidade acadêmica, ao passo que também compartilha seus conhecimentos potencializados no Brasil”, comentou o assessor internacional do IFSULDEMINAS, Rafael Tenório.

No último dia 9 de março, as profissionais da Sault College visitaram o Campus Machado para conhecer os projetos ligados ao centro de excelência de café e conhecer a primeira intercambista do IFSULDEMINAS que estudará no Sault, Nickole Joanny Araújo, do curso de Engenharia Agronômica.