Workshop

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Terça, 10 de Dezembro de 2019, 08h40 | Última atualização em Quinta, 16 de Janeiro de 2020, 10h18
Professora Eliana Barion apresenta desafios da educação hibrida. (Foto: Cesar Neves)

Workshop em Educação a Distância debate aprendizagem híbrida e aponta desafios da educação

O Campus Inconfidentes sediou na sexta-feira, 29 de novembro, o 5º Workshop em Educação a Distância do IFSULDEMINAS. Cerca de 20 servidores participaram do evento, no Salão Social. O tema desta edição foi a Educação Híbrida e foi desenvolvido pela professora Eliana Barion, do Centro Paula Souza, de São Paulo. Ela deu início ao treinamento questionando a plateia sobre os fenômenos provocados pela tecnologia na educação. “Para onde nossa educação está indo? Como nossos alunos estão recebendo estas novas formas de aprender? O que nossas escolas estão fazendo para inovar com as novas tecnologias?”, questionou Barion.

O evento foi promovido pela Diretoria de Ensino a Distância (EaD) com a finalidade de criar oportunidades para conscientizar, discutir e gerar ações perante as novas técnicas de ensino e aprendizagem. Foram abordados os desafios da proposta de ensino híbrido e a importância do planejamento, A legislação que prevê os percentuais de educação a distância nos cursos presenciais, além da importância do preparo do material para ensino EaD e a apresentação de exemplos de metodologias ativas para o ensino híbrido.

Para Evandro Moreira da Silva, diretor de Educação a Distância do IFSULDEMINAS, a educação híbrida modifica a forma de organização da educação presencial. “Com o avanço da legislação em torno da educação presencial contempla-se a possibilidade de usar uma carga horária do Ensino a Distância na educação presencial”, discursou o gestor da pasta no início do Workshop. “Temos que pensar na capilaridade e na sustentabilidade financeira de nossa instituição”, completou Evando, destacando as novas metodologias e a flexibilização dos horários de aulas permitidas pela educação híbrida.

Na avaliação da coordenadora geral de ensino, professora Flaviane de Souza. o evento evidenciou esclareceu, sobretudo,  a legislação para inserção da EAD nos cursos presenciais. "É um start nos estudos que precisam ser iniciados antes de se implantar essa realidade em nossos cursos", avaliou.

O Workshop foi itinerante, com treinamentos agendados em cada um dos 8 campi do IFSULDEMINAS. A palestrante irá criar um fórum virtual para troca de experiências e estudos com os servidores do IFSULDEMINAS.