Página inicial > Notícias > Aprendendo com os números

Aprendendo com os números

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quinta, 28 de Novembro de 2019, 10h28 | Última atualização em Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 12h11
Estudantes de Licenciatura em Matemática apresentam conceitos matemáticos para crianças. (Foto: Antônio do Nascimento Gomes)

Estudantes de Matemática promovem ação com alunos do município de Inconfidentes

Os estudantes do 2º e 8º períodos do curso de Licenciatura em Matemática do Campus Inconfidentes promoveram, no dia 20 de novembro, atividades educativas com os alunos do Centro Educacional Municipal Américo Bonamichi (Cemab). Os estudantes do campus integram a equipe de monitores do Laboratório de Educação em Matemática (LEM).

As crianças puderam interagir com atividades como Tangram, Xadrez, Quebra-cabeças matemáticos, Twister e outros jogos que fazem parte do acervo do Laboratório em Educação Matemática (LEM). Segundo um dos monitores do Laboratório, Fábio Henrique da Costa, é importante o futuro professor estar em contato com o ambiente escolar. “Temos que entender como o aluno aprende, principalmente a Matemática, trazendo formas alternativas de elaborar aulas e atividades lúdicas”, comentou o jovem.

A ação marcou a inauguração do Laboratório de Ensino “Professora Gersonita Alda Jamberg Ribeiro”, espaço criado no Cemab para uso dos estudantes de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, atendido pela escola. A professora Gersonita, presente na cerimônia de inauguração, é uma educadora recém aposentada que trabalhou em diversos níveis de ensino de Inconfidentes e região.

De acordo com o coordenador do LEM, professor Antônio do Nascimento Gomes, ocasiões como essa são úteis para a formação dos licenciandos em Matemática. “É fundamental que o campus esteja presente junto à comunidade auxiliando em suas demandas. Trata-se do princípio da extensão, um dos pilares de criação dos Ifs”, frisou o docente.

Para a diretora do Cemab, professora Adriana Daló Rodrigues Barbosa, o espaço oferece uma série de vantagens para a aprendizagem das crianças, dentre elas, o despertar da curiosidade. “Este espaço possibilita o desenvolvimento da percepção dos alunos por meio das interações realizadas com colegas e professores”, avaliou a educadora.

O Laboratório em Matemática

O LEM do IFSULDEMINAS-Campus Inconfidentes funciona na Fazenda Escola e fica aberto de segunda a sexta-feira nos horários de aula. Possui um acervo de diversos materiais educativos e softwares para o ensino de Matemática. Atua diretamente com o curso de Licenciatura em Matemática e o programa PIBID, mas atende em monitorias alunos dos diversos cursos do IFSULDEMINAS.

Confira as imagens: