Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

Campeã

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Sexta, 22 de Novembro de 2019, 08h19 | Última atualização em Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 12h14
Equipe campeã recebe medalha do professor Marcelo Reis.
Equipe campeã recebe medalha do professor Marcelo Reis.

Equipe de Engenharia de Agrimensura sagra-se campeã da Competição de Pontes de Macarrão

A Ponte “Pinguela” construída pelos alunos do 1º ano do Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica Adauto Henrique de Castro, Elias Júnior, Enrico Moreira Gonçalves e Mário Antônio Moreira foi a campeã da 6ª edição da Competição de Pontes de Macarrão, realizada na noite desta quinta-feira, 21. “Investimos bastante tempo para fazer este trabalho. Foi difícil. Não testamos antes. Do jeito que concluímos a ponte, já trouxemos para a competição”, contou o membro da equipe vencedora, Adauto Henrique de Castro.

Os estudantes do Campus Inconfidentes foram estimulados a inventarem uma ponte treliçada feita de macarrão com comprimento de 100 cm a 110 cm, altura de até 60 cm, largura de 5 cm a 20 cm e massa total de até 1kg e 50 gramas. “A animação e a satisfação dos alunos sempre aumenta a cada ano. A quadra fica sempre cheia. Isso é que vale”, avaliou o idealizador da competição, professor Marcelo Reis.

A competição mobilizou, além dos estudantes de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, os alunos da Engenharia de Alimentos, Licenciatura em Matemática e, pela primeira vez, os estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas. Treze equipes participaram da competição.

Para a confecção das estruturas foram usados macarrão tipo espaguete, cola, tubo de PVC e barra de aço de construção.Para passar no teste, as pontes deveriam suportar 5 kg de carga, por no mínimo, 5 segundos. O grupo vencedor é aquele cuja ponte suporta o maior peso aplicado até o seu colapso.

A competição das pontes de macarrão foi organizada em três etapas. Na primeira, os alunos desenvolvem o projeto. É quando definem a geometria da ponte, os cálculos do número de fios necessários para que cada haste suporte o valor desejado. A segunda etapa é o orçamento. Neste momento da competição, os participantes são desafiados a realizar uma pesquisa de mercado para aquisição dos materiais ao menor custo possível. Por fim, os alunos são introduzidos na etapa da execução. É um trabalho meticuloso feito em várias subetapas desde o corte de cada fio de macarrão, união dos fios através de cola, secagem e montagem final.

Recorde

No histórico da competição, a ponte que bateu o recorde e suportou o maior peso foi “Discórdia 2”. Em 2018, a estrutura entrou em colapso somente depois de 145kg. Na edição daquele ano, a equipe vitoriosa também foi do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica.

Confira as imagens:


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

registrado em:
Fim do conteúdo da página