Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Café com qualidade
Início do conteúdo da página
Notícias

Café com qualidade

Escrito por Roberto Mendonça | Publicado: Quinta, 31 de Outubro de 2019, 10h16 | Última atualização em Sexta, 22 de Novembro de 2019, 07h58
Evento teve grande número de participantes..
Evento teve grande número de participantes..

Dia de campo reúne produtores rurais da região para debater sustentabilidade cafeeira

No dia 26 de outubro, o Campus Inconfidentes, por meio do grupo de estudos em Cafeicultura Sustentável (Gecafés), e em parceria com uma empresa exportadora de café de Ouro Fino (MG) promoveu a 5ª edição do “Dia de Campo Sobre Sustentabilidade Cafeeira”.

O evento teve como objetivo realizar a troca de experiências sobre assuntos relacionados à temática ambiental, social, econômica e agronômica da cafeicultura.

Participaram do evento 187 produtores, além dos 37 membros da comissão organizadora. O público presente era de 16 municípios do estado de Minas Gerais e São Paulo. Foram debatidos seis temas no formato de estações, onde o público passava por todas as estações acompanhando as apresentações, que duraram em média 35 minutos.

Os seis temas debatidos foram: Cultivares de Café para o Sul de Minas Gerais; Manejo da Broca do Cafeeiro; Plantio de Café em Terraços; Sucessão Familiar na Cafeicultura; Gestão da Cafeicultura e Influência dos Métodos de Amostragem de Solo nos Custos com Fertilizantes.

Paralelamente ao evento, foi realizado uma oficina com uma Van em que estava montada no seu interior uma estrutura para classificação e degustação de cafés. Nesta Van, foi feito a classificação física e sensorial de cafés de 15 produtores da região. Ao final com os resultados em mãos, os organizadores sugeriram para estes produtores estratégias para melhorar a qualidade do café produzido.

O coordenador do trabalho de extensão sobre sustentabilidade cafeeira, Bruno Manoel Rezende de Melo, destacou que o evento atendeu aos objetivos. “As palestras e a interação do público permitiu que todos ao final do dia tivessem uma experiência positiva para levar para suas casas e lavouras de cafés”, comentou Melo. “Algo que chamou muito a atenção foi a grande presença de jovens e mulheres do setor de cafeicultura”, completou.

Confira as imagens:

Acesse todas as fotos do evento clicando aqui.


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

registrado em:
Fim do conteúdo da página