Pesquisa em Gonçalves

Estudantes do campus pesquisam insetos em Área de Proteção Ambiental do sul de Minas
Pesquisadores do Campus Inconfidentes deram início a um trabalho de catalogação das espécies de borboletas, libélulas e opiliões, na Área de Proteção Ambiental Fernão Dias, localizada no município de Gonçalves, no sul de Minas Gerais.
O objetivo do trabalho científico é inventariar os tipos de insetos próprios da Serra da Mantiqueira e avaliar o efeito da altitude sobre os animais.
Como resultado do trabalho, será produzido um acervo fotográfico para incentivar o ecoturismo na região. O trabalho de identificação das espécies encontradas será feito em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Museu Nacional do Rio de Janeiro. “O projeto mostra a possibilidade de concretizar parcerias em prol da conservação e do uso sustentável do ecossistema”, disse o coordenador da pesquisa, professor Marcos Magalhães.
Por um ano, o grupo de pesquisa formado por alunos do curso de Licenciatura em Biologia do Campus Inconfidentes fará seis visitas à Área de Proteção Ambiental Fernão Dias para a coleta de material. Para executar o trabalho, os pesquisadores colhem exemplares dos insetos nos períodos do dia e da noite, em diferentes altitudes da floresta por meio de armadilhas atrativas instaladas em diferentes altitudes da floresta. "O projeto tem potencial de contribuir com o ecoturismo da cidade e permite a valoração e conhecimento da importância dos invertebrados, bem como da APA Fernão Dias”, comentou a estudante Gláucia Regue.
O projeto denominado “Ecologia e Diversidade de Insecta em Floresta Mista na Área de Proteção Ambiental Fernão Dias no sul do estado de Minas Gerais” começou neste mês de outubro e deverá se estender até setembro de 2020.
Confira as imagens
Redes Sociais