Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Inserção
Início do conteúdo da página
Notícias

Inserção

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2019, 11h02 | Última atualização em Sexta, 01 de Novembro de 2019, 10h36
Detentos do Presídio de Ouro Fino participam de aulas de redação. (Fotos: Cesar Neves)
Detentos do Presídio de Ouro Fino participam de aulas de redação. (Fotos: Cesar Neves)

Campus implanta cursos de redação e de vendas para detentos do presídio de Ouro Fino

O Campus Inconfidentes implantou no presídio de Ouro Fino (MG) cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) nas áreas de venda e de redação. Cerca de 30 recuperandos participam dos treinamentos. Eles aprendem técnicas de escrita e de construção de texto, além de receberem noções de como surgiu o comércio na história. Requisitos para ser bom vendedor, planejamento de venda, atendimento ao público e cálculos de lucro também são estudados. “A gente fica trancado em uma sela com 20 pessoas e as aulas ajudam a abrir a mente e ter um dia a dia melhor”, contou o recuperando, Wanderson de Souza Batista, 31.

De acordo com o recuperando, a expectativa é conseguir uma colocação no mercado, assim que concluir a pena. “Na rua vou conseguir ingressar em um serviço melhor e ter uma oportunidade. É importante a gente aprender e ter um conhecimento a mais”, completou o jovem.

A metodologia usada nas aulas é transmissão de conceitos e troca de experiências. “Usamos da experiência que eles já têm na área para conversarmos sobre o assunto”, explicou a professora do curso de vendas, Joise Aparecida Gabriel. “Esses jovens estão passando por um processo de melhora. O curso é uma porta que a gente abre para eles”, disse a docente. Os cursos têm duração de 20 horas/aula.

Remissão de pena

Para participar do projeto, o detento deve apresentar bom comportamento e já possuir condenação, uma vez que as aulas permitem a remissão de pena homologada pelo juiz da execução. A cada 12 horas de estudo, o detento tem um dia a menos de prisão.

Segundo a Analista Jurídica da Unidade Prisional de Ouro Fino, Ana Dioni Rocha o projeto educacional é uma ferramenta para a inserção dos recuperandos à sociedade. “A reincidência é muito grande. Mas quando possibilitamos meios, por meio da educação, para que o detento tenha uma certificação, facilita o ingresso dele na sociedade depois do cumprimento da pena”, defendeu, recordando histórias de ex-dententos que conseguiram uma colocação no mercado de trabalho após terem deixado a prisão. “A educação tem um poder transformador. Eles ganham uma perspectiva de futuro. Já tivemos vários exemplos de detentos que realmente conseguiram inserção na sociedade através da educação”, completou.

Assim que concluídos os cursos de venda e de redação, o IFSULDEMINAS dará início ao curso de crochê. “Estamos aguardando a chegada dos materiais para começar mais esse curso”, explicou o coordenador de Extensão do Campus Inconfidentes, Marcos Roberto dos Santos.

Parceria com Estado

Os cursos são viabilizados por meio de uma parceria entre o IFSULDEMINAS e o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen). Segundo o diretor-geral do presídio, Leandro Francisco Pereira, a preparação dos dententos para o mercado de trabalho, bem como para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são os principais resultados esperados. "Hoje, essa parceria dentro do ambiente carcerário possibilita uma oportunidade a mais para o preso se ingressar no mercado de trabalho, bem como dar condições para o recuperando se preparar para o Enem", destacou o gestor. O diretor-geral do presídio disse também que irá buscar junto às autoridades de segurança do Estado de Minas Gerais e do IFSULDEMINAS uma futura parceria para ofertar cursos superiores. "Vamos lutar, junto ao IFSULDEMINAS e ao Depen, para implantarmos um curso superior à distância, num futuro bem próximo", completou.

Para o diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, a união do IFSULDEMINAS com o Departamento Penitenciário facilita o cumprimento da missão da escola. "Nós existimos para promover o desenvolvimento social e regional. Essa parceria é uma prova de que nosso papel está sendo cumprido", avaliou Fernandes.


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

registrado em:
Fim do conteúdo da página