Página inicial > Notícias > IF Portas Abertas

IF Portas Abertas

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2019, 12h04 | Última atualização em Sexta, 01 de Novembro de 2019, 10h34
Alunos de escolas de região chegam à Fazenda-Escola para conhecerem o IFSULDEMINAS. (Foto: Cesar Neves)

Cerca de 600 estudantes da região visitam o campus para conhecer cursos e infraestrutura

Com a finalidade de apresentar a estrutura, os projetos de pesquisa e os cursos oferecidos pelo Instituto Federal, o Campus Inconfidentes abriu as portas para receber estudantes de escolas da região. O “IF Portas Abertas” reuniu cerca de 600 visitantes, oriundos de 15 escolas, nesta quarta-feira (23), na Fazenda-Escola. “A comunidade se envolveu para mobilizar as escolas para trazerem os alunos. Pelo número de visitantes, vejo que corresponderam ao nosso convite”, comentou uma das organizadoras do evento, Juliana Tenório.

O dia começou com a apresentação da Fanfarra Professor Gabriel Vilas Boas e das balizas. Os alunos do grupo musical “Soud Cloud” animaram o período da manhã com a interpretação de canções nacionais, como sertanejo e pop. O Coral EnCanto se apresentou no anfiteatro do Centro de Procedimentos Ambientais e o grupo de teatro “Arte Federal” exibiu o ensaio aberto da esquete “O Amor Transforma”. Além disso, os convidados conheceram a Fazenda-Escola percorrendo o caminho denominado "Pelas Trilhas da Fazenda", uma rota que pode ser explorada a pé.

As distâncias entre os setores da Fazenda Escola ficaram mais próximas por meio dos passeios com a Maria Bonita. O ônibus fabricado em 1970 foi adaptado para ser uma cópia da Maria Fumaça que viajava pela ferrovia Mogiana, no Sul de Minas, durante o século XX. A Maria Bonita percorreu as Unidades de Produção como bovinocultura e suinocultura, transportando os alunos visitantes.

O “IF Portas Abertas” também ofereceu estrutura para orientar os jovens sobre inscrição para o vestibular. O contato com a estrutura do Instituto evidenciou as oportunidades oferecidas pela instituição.

Apoio a candidatos com necessidades especiais

Tradutor de Libras do campus, Reginaldo Silva, acompanha candidato surdo.

O Napne (Núcleo de Atenção a Pessoas com Necessidades Específicas) do Campus Inconfidentes implantou uma novidade no “IF Portas Abertas”. Foi o apoio aos visitantes surdos, por meio da tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais). “Os alunos surdos são sempre bem-vindos à nossa instituição devido a esta acessibilidade, ao nosso trabalho de acessibilidade”, disse o tradutor de Libras do Campus Inconfidentes, Reginaldo Aparecido Silva, que é membro do Núcleo de Atenção a Pessoas com Necessidades Específicas. Ele acompanhou o candidato ao curso de Pedagogia, André Luiz Ferreira Chaves, que estuda atualmente na Escola Estadual Provedor Tavares Paes, da cidade de Monte Sião. De acordo com o estudante, o apoio existente IFSULDEMINAS para o público surdo viabiliza a vinda para estudar em Inconfidentes. “É muito legal conhecer o Instituto Federal. Gostei daqui e vai ser viável estudar aqui”, expressou o aluno sendo interpretado pelo tradutor e intérprete, Michel Pimenta. “As Instituições não dão este tipo de apoio. Se eu estiver em uma instituição em que não possa me comunicar fica muito difícil. Onde tiver apoio, vai ficar mais fácil para eu me comunicar e me desenvolver”, contou André Luiz.

Visitantes

A professora de Língua Portuguesa da Escola Municipal Padre Reinaldo, de Monte Sião (MG), Eliana Comune, acompanhou a excursão de estudantes e, de acordo com ela, o “IF Portas Abertas” mostrou aos adolescentes a possibilidade de ingressarem em uma escola bem estruturada na oferta de oportunidades. “A vantagem deste evento é que os alunos saem com a perspectiva de um 2º grau bom. Aqui tem muitas oportunidades. Aqui tem um tudo de oportunidades de qualquer área”, avaliou a educadora.

Esta também é a opinião do jovem Alisson Ramos de Souza. Estudante do 3º colegial em uma escola de Monte Sião, ele pretende prestar o vestibular para conquistar uma vaga no curso de Licenciatura em História, no Campus Inconfidentes. Segundo ele, o IF Portas Abertas o auxiliou a obter respostas sobre o funcionamento do curso que pretende estudar. “Os professores que conversei aqui estão prontos para solucionar as dúvidas. Eu tinha um monte de dúvidas sobre o curso e eles me ajudaram a decidir”, contou o jovem, enquanto folheava o material de divulgação do vestibular do IFSULDEMINAS.

Confira as imagens (Fotos: Cesar Neves)