Página inicial > Notícias > Capacitação

Capacitação

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Sexta, 04 de Outubro de 2019, 11h07 | Última atualização em Sexta, 25 de Outubro de 2019, 08h48
Diretor-geral do campus recebe educadores da Superintendência de Ensino de Pouso Alegre.

Professores de Rede Estadual de Educação participam de curso ofertado pelo IFSULDEMINAS

O Primeiro Curso de Formação Continuada “Educação em Debate” começou na manhã desta sexta-feira, 04, no IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes. O treinamento é destinado a educadores pertencentes à região da Superintendência de Ensino de Pouso Alegre (MG). “Esse curso surgiu de uma demanda de atualização dos professores em relação à educação”, comentou a idealizadora do projeto, professora Bárbara Mariane Maduro.

Mais de 70 professores estão inscritos para o curso. Cada escola da regional de Pouso Alegre inscreveu 2 professores. Segundo a superintendente de Ensino de Pouso Alegre, Clícia Maria Beraldo Nadalini Hart, o curso atende as expectativas da nova gestão educacional do Estado de Minas Gerais. “A nova gestão da Superintendência quer fazer chegar uma formação qualificada aos professores, não somente aos diretores. O tema é muito atual porque envolve o dia a dia dos servidores”, avaliou a membro da equipe gestora da Educação no Estado de Minas Gerais.

Dentre os assuntos a serem abordados no curso estão educação socioemocional para educadores, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e inclusão, além de metodologias de ensino.

A cerimônia de abertura aconteceu no anfiteatro do Centro de Procedimentos Ambientais e reuniu autoridades e participantes do curso. De acordo com a Diretora de Extensão do IFSULDEMINAS, Roselei Eleutério, o curso é oportunidade para aproximar a instituição à Rede Estadual de Educação. “É importante a nossa parceria com a Superintendência. Essas ações são de grande importância, porque fazem parte da missão de nosso Instituto”, comentou.

Durante discurso na cerimônia de abertura, o diretor-geral do Campus Inconfidentes Luiz Flávio Reis Fernandes disse que o evento faz os profissionais de educação se posicionarem frente aos desafios. “Para nós é motivo de orgulho receber uma pluralidade de pessoas da região, acima de tudo, educadores. Em tempos que nossa carreira docente vem sendo ameaçada, este tipo de evento nos posiciona de maneira forte perante a sociedade”, destacou o gestor. “Não produzimos balbúrdia, mas sim conhecimento e integração com a comunidade para capacitá-la”, disse Fernandes, convidando os educadores da Rede Estadual de Ensino para firmar parcerias com o IFSULDEMINAS.

Até o final do ano letivo, os professores da Rede Estadual participarão de outros dois dias de debates, oficinas e troca de experiências. Os próximos encontros serão realizados nos dias 04 de novembro e 06 de dezembro.

Confira as imagens