Página inicial > Notícias > Semana Cultural

Semana Cultural

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Sexta, 27 de Setembro de 2019, 20h15 | Última atualização em Segunda, 14 de Outubro de 2019, 07h34
Professor Paulo Borges ministra minicurso sobre mapas.

Semana Cultural é concluída com minicursos, gincana e apresentação musical

A Semana Cultural encerrou nesta sexta-feira, 27, com minicursos, atividades recreativas e musicais. As atividades foram realizadas nas salas de aulas da Fazenda Escola e no pátio do auditório da fazenda.

Talita de Roma ministra minicurso sobre Sensiblização Ambiental.

Dentre os minicursos ofertados para a comunidade estão “Aprendendo a construir mapas com QGIS”, orientado pelo professor Paulo Augusto Ferreira Borges, além de outros dois treinamentos: “Sensibilização ambiental por meio de dados da fauna local da Reserva Biológica Serra dos Toledos no Bioma Mata Atlântica”, apresentado pela aluna egressa, Talita Nazareth de Roma. “Um olhar sobre a natureza: a fotografia em foco”, conduzido pelo aluno egresso, Gustavo José Passari. “Tinha um hobby fotografar aves e foram surgindo oportunidades e fui aperfeiçoando. Vou compartilhar experiências e dicas simples de como fotografar, como por exemplo, fotografar à noite”, explicou Passari.

Atividades do Laboratório de Ensino em Matemática

Além dos minicursos, a organização também promoveu uma Gincana orientada pelos monitores do Laboratório de Ensino em Matemática (LEM). A brincadeira contou com a participação dos Alunos das Licenciaturas. A recreação consistiu na aplicação da prova de “Torta na Cara”, com perguntas de conteúdo matemático. Os alunos puderam ainda se divertir ao som de uma banda formada por estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática.

Gustavo Passari orienta minicurso sobre fotografia da natureza.

Ainda durante a Semana Cultural e das Licenciaturas, o LEM promoveu a 5ª Mostra do Laboratório de Ensino em Matemática. “Foi uma semana muita participativa e proveitosa. Recebemos a visita de muitos alunos de outras escolas públicas para visitar o nosso laboratório. Foi um espaço de institucionalização do LEM”, disse o professor do curso de Licenciatura em Matemática, Antônio do Nascimento Gomes.

Desde segunda-feira, 23, o Campus Inconfidentes mobilizou servidores, alunos e comunidade para a promoção da Semana Cultural e das Diferenças. De acordo com o diretor-geral, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, a realização do evento provou o quanto a comunidade está envolvida nas ações do campus. “Devido ao contingenciamento, não tivemos recursos para a realização desta semana. No entanto, a comunidade se mobilizou e criou condições de ofertarmos aos alunos espaços de acesso à cultura, a treinamentos e a debate”, avaliou o diretor. Na edição deste ano, o evento teve por objetivo refletir sobre os “Desafios Contemporâneos”.

Confira as imagens (Mostra LEM realizada durante a Semana) - (Fotos: Gusthavo Taveira)