Página inicial > Notícias > Em Salvador

Em Salvador

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Sexta, 27 de Setembro de 2019, 17h47 | Última atualização em Segunda, 14 de Outubro de 2019, 07h33

Alunas de Biologia participam de Seminário Nacional de Formação de Profissionais da Educação

As alunas do quarto período do curso Licenciatura em Ciências Biológicas, Karen Barbosa e Lidiane Junqueira, participaram, entre os dias 16 a 19 de setembro, do XII Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação realizado em Salvador (BA).

Evento Salvador 2

O evento acadêmico foi promovido por entidades nacionais como a Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e o Fórum Nacional de Diretores de Faculdades, Centros de Educação ou Equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras (FORUMDIR).

O Seminário fomentou discussões político-acadêmicas, a defesa do direito à educação, além de fomentar a qualidade da formação, em uma perspectiva democrática e emancipatória.
O evento reuniu profissionais da educação superior e da educação básica, estudantes de graduação e pós-graduação, dirigentes de Faculdades, Centros de Educação ou Equivalentes para discutir temas concernentes à política de formação e a outras questões atuais da educação, de forma crítica e contextualizada.

As alunas, bolsistas do PIBID desde 2018, conheceram diferentes atuações no Programa, perspectivas e dificuldades. Além disso, foi possível a participação em mesas redondas que discutiram os rumos da educação do país na atual conjuntura, além de participação em uma palestra com o professor Luiz Carlos de Freitas (UNICAMP) que fez uma análise sobre desmonte educacional brasileiro.

PIBID

As bolsistas também compartilharam vivências por meio da apresentação oral de trabalho dos projetos realizados pelo PIBID no IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes, além de entender como o programa funciona nas diferentes regiões do país.“Participar desse evento foi importante para entender e refletir sobre as perspectivas educacionais no país. Tivemos a oportunidade de conhecer e conversar com discentes e docentes de diversas regiões e isso nos permitiu vivenciar as diferentes formas de atuação do PIBID”, avaliou a estudante Karen Barbosa.

Esta também é a opinião da participante Lidiane Junqueira. De acordo com ela, o evento foi proveitoso porque além da troca de experiências que tiveram com bolsistas e coordenadores de diferentes estados, puderam compartilhar experiências. “Participamos de mesas, onde pudemos entender melhor a atual conjuntura política, econômica e educacional do país, assim como as perspectivas para o futuro da educação”, completou Lidiane.