Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Crítica e Cultura
Início do conteúdo da página
Notícias

Crítica e Cultura

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Terça, 24 de Setembro de 2019, 08h04 | Última atualização em Segunda, 14 de Outubro de 2019, 07h32
Aluna Heloyse Ferraz conquista 1º lugar em interpretação.
Aluna Heloyse Ferraz conquista 1º lugar em interpretação.

Apelo social marca primeira noite da Semana Cultural e das Diferenças

A 8ª Semana Cultural e das Diferenças começou na noite desta segunda-feira (08), com a exposição de desenhos “Seres e Contornos”, na Casa das Artes e o 11º Festival de Poesias, realizado no pátio do Prédio Principal. Marcados por forte apelo social, criatividade e emoção, os dois eventos contribuíram para o acesso da comunidade à cultura.

Os organizadores do evento aproveitaram os momentos dos discuros para alertar os participantes sobre as dificuldades financeiras pelas quais as instituições de ensino estão enfrentando. “Apesar do contingenciamento financeiro, conseguimos mobilizar a comunidade e fazer o evento acontecer”, discursou o diretor de Desenvolvimento Educacional, professor João Paulo Rezende, na abertura do Festival de Poesias.

De acordo com o coordenador do Festival de Poesias, professor Davi Vieira Medeiros, o evento é espaço para transbordar os sentimentos. "Estamos cheios de sermos vistos como inimigos, cheios de não sermos ouvidos, cheios de sermos silenciados", disse Medeiros. "Hoje é uma noite para transbordar", concluiu.

Festival de Poesia

Festival de Poesia 2019 3Na edição deste ano, o Festival homenageou a vida e a obra do poeta Manoel de Barros. Foram apresentadas 15 poesias nas modalidades autoria e interpretação. Na modalidade autoria, a poesia vencedora foi “Brasis”, elaborada pelo aluno Marcelo Fróes, do 3º ano do Curso Técnico em Informática. “A gente prepara e espera o ano inteiro para este evento. Agora a gente sente a emoção de ver o público aqui nos vendo. É bom demais”, disse o estudante. A poesia vencedora mostra a pluralidade da cultura brasileira. "Tentei mostrar os elementos que constituem a cultura brasileira, como a religiosidade, as pessoas, a música. Quis juntar esses fatores para mostrar que temos muito para construir ainda", explicou o autor. 

A Poesia "É não" foi classificada em 2º lugar. De autoria de Rafaele Vaz, a peça foi interpretada pela autora e pela estudante Gabriela de Souza, do curso Técnico em Alimentos. O 3º lugar foi ocupado pelo poema "Considerações Finais", elaborado pela aluna do curso Técnico em Informática, Ana Paula Marques.

Já na categoria interpretação, a vencedora foi a aluna do Curso Técnico em Alimentos, Heloyse Ferraz Simões. Com forte apelo social, ela apresentou a poesia “Maria Ninguém”, de autoria de Alcione Cerezolli. “Vim aqui não para ganhar, mas para fazer o melhor”, comentou a vencedora que participou pela primeira vez de um festival. “A poesia explica o nascer, o viver e o morrer. Ela é muito forte para mim”, comemorou a estudante, natural de Bueno Brandão.

O 2º lugar na categoria interpretação foi alcançado pela poesia "Mundo Grande", de Carlos Drumond de Andrade, e interpretado pelos alunos Leandro Vinícius e Mariana Moreira. A interpretação do "Soneto XVIII", de William Shakespeare, apresentada por Maria Clara Barbosa, do curso Técnico em Informática, atingiu o 3º lugar.

Exposição “Seres e Contornos”

IMG 0014A exposição de desenhos "Seres e Contornos" também foi aberta na primeira noite da Semana Cultural, na Casa das Artes. A autora das obras é a jacutinguense, Larissa Negri dos Santos, de 19 anos. De acordo com a artista, ela sempre gostou de desenhar e, aos poucos, foi aprendendo e aperfeiçoando as técnicas. “Eu retrato coisas que vejo na minha vida de maneira crítica”, usando grafite e aquarela, explicou a artista.

O conjunto de 30 desenhos mostra diferentes tipos de rostos e situações da vida, sobretudo, a feminina. Além disso, a jovem transpõe para o papel imagens retiradas de letras de músicas.

Durante a abertura da exposição, o coordenador de Arte e Cultura do Campus Inconfidentes, professor Luiz Carlos Negri, contou que a artista manifestava a paixão pelo desenho desde pequena. “Uma vez eu estava na casa de minha irmã. Foi quando a Larissa pediu para eu fazer uma pose. A brincadeira de criança era muito rica de detalhes. Foi aí que percebemos o dom da Larissa”, contou o educador que é tio da expositora.

É a primeira vez que Larissa Negri participa de uma exposição. Os desenhos ficarão expostos na Casa das Artes até o final do ano letivo. A Casa das Artes fica na Praça Tiradentes e é aberta ao público.

Confira as imagens (Festival de Poesias)

Confira as imagens (Exposição "Seres e Contornos")


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

registrado em:
Fim do conteúdo da página