Página inicial > Notícias > Diplomacia

Diplomacia

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Sexta, 20 de Setembro de 2019, 10h19 | Última atualização em Segunda, 14 de Outubro de 2019, 07h32
Cônsul da Itália, Dario Savarese, foi recepcionado no anfiteatro do Centro de Procedimentos Ambientais. (Foto: Cesar Neves)

Cônsul da Itália assina Carta de Intenções para parcerias entre o IFSULDEMINAS e o Consulado

Em visita ao IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, o Cônsul da Itália em Belo Horizonte, Dario Savarese, assinou uma Carta de Intenções para firmar futuras parcerias entre o Consulado e o IFSULDEMINAS. A sessão solene de assinatura do documento ocorreu na manhã desta sexta-feira, 20, no anfiteatro do Centro de Procedimentos Ambientais. “Nunca fui recebido assim, desde que estou no Brasil”, destacou o Cônsul sobre a organização do evento, durante o discurso.

Savarese esteve em missão consular no Sul de Minas para a expedição de 150 passaportes a italianos que moram fora da capital, Belo Horizonte. “Quero confirmar o emprenho pessoal e do consulado para reforçar as parcerias com instituições de ensino entre Brasil e Itália”, completou Dario.

A Carta de Intenções destaca a impacto da imigração italiana na região de Inconfidentes e aponta as parcerias já existentes entre o IFSULDEMINAS e algumas Universidades Italianas por meio do trabalho da Assessoria Internacional do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. “Expressamos, assim, a intenção de cooperação cultural e acadêmica como meio de favorecer a aproximação continuada e o conhecimento recíproco entre as sociedades brasileira e italiana, por meio da criação de redes, parcerias, iniciativas conjuntas e intercâmbio de pesquisadores”, descreve o documento.

O anfiteatro ficou lotado por alunos, servidores e autoridades. O Reitor do IFSULDEMINAS foi representado pelo Pró-Reitor de Extensão, Cléber Ávila de Souza. Segundo o diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, nesses 100 anos da instituição, passaram pelo Instituto Federal muitos descendentes italianos, ensinando e aprendendo. “Nossa ideia é potencializar essa relação que já existe entre a nossa instituição e a Itália. Pela Carta de Intenções, podemos levar conhecimento, cultura e atividades acadêmicas por meio de uma parceria institucional”, disse o diretor-geral do campus, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, durante discurso de abertura.

Recepção com cultura

IMG 0250Atividades culturais marcaram a presença do Cônsul em Inconfidentes. O representante estrangeiro foi recepcionado no pátio do Centro de Procedimentos Ambientais pela Fanfarra Professor Gabriel Vilas Boas. As balizas do campus também apresentaram uma performance e o coral EnCanto, sob a regência do maestro Roberto Mariano, interpretou canções como “Ahi, Che quest’ occhi miei” de autoria de Giovanni Perluigi da Palestrina e “Nessum Dorma” de Giácomo Puccini.

Moção de Congratulações

A Câmara Municipal de Inconfidentes entregou ainda uma Moção de Congratulações ao Cônsul. O documento destaca o apoio do consulado às atividades diplomáticas como emissão de passaportes italianos no interior do Estado de Minas Gerais e o apoio a intercâmbios entre as Universidades italianas e brasileiras, bem como ao IFSULDEMINAS. “Vou voltar. Para mim foi uma honra conhecer o Campus Inconfidentes, uma excelente instituição de ensino”, concluiu Savarese, destacando a boa impressão que teve da instituição.

Confira as imagens (Foto: Cesar Neves)