Membros do CREA-MG
Em Belo Horizonte, professores do Campus Inconfidentes tomam posse como conselheiros do Crea-MG
Os professores Angelo Marcos Santos Oliveira e Julierme Wagner da Penha, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, – Campus Inconfidentes, tomaram posse como conselheiros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG). A cerimônia ocorreu em Belo Horizonte, nos dias 21 e 22 de janeiro, durante as atividades de integração que marcaram o início do novo ciclo de trabalho do Conselho.
Docentes da área de Agrimensura, Angelo Marcos Santos Oliveira assumiu o cargo de conselheiro titular, após ter atuado anteriormente como suplente. Já Julierme Wagner da Penha tomou posse como conselheiro suplente, passando a integrar o Plenário do Crea-MG neste novo período. A presença dos professores reforça a atuação do IFSULDEMINAS no sistema profissional, evidenciando o compromisso institucional com a formação de qualidade, a ética profissional e a contribuição técnica nas instâncias que deliberam sobre o exercício das engenharias, da agronomia e das geociências em Minas Gerais.
Como conselheiros, os docentes passam a colaborar diretamente com análises técnicas, emissão de pareceres e processos decisórios que impactam o exercício profissional dessas áreas. A atuação no Conselho fortalece a integração entre a formação acadêmica, a prática profissional e as demandas da sociedade, reafirmando o compromisso do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes com a excelência na formação profissional, a responsabilidade social e o desenvolvimento técnico e institucional do estado.
Treinamento
Durante a programação, o Crea-MG realizou, na quarta-feira (21/01), o treinamento dos novos conselheiros que atuarão no ano de 2026. O encontro reuniu 108 conselheiros titulares e 87 suplentes que integram o Plenário do Conselho, apresentando o funcionamento institucional, os processos internos e promovendo capacitação técnica. Anualmente, um terço do Plenário do Crea-MG é renovado. Em 2026, passam a integrar o Conselho 35 novos conselheiros titulares e 26 suplentes, tornando a formação essencial para alinhar a atuação dos representantes ao regimento e aos normativos da instituição.
O presidente do Crea-MG, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Torres Gervásio, destacou a relevância do papel desempenhado pelos conselheiros. “Ser conselheiro do Crea-MG é assumir uma missão de grande responsabilidade, é contribuir para decisões que impactam diretamente a sociedade e fortalecem o nosso Sistema”, afirmou.
O Plenário do Crea-MG é a segunda instância de julgamento do Conselho, responsável por decidir sobre assuntos relacionados ao exercício das profissões de engenharia, agronomia e geociências. Ele é composto pelo presidente, eleito diretamente, e pelos conselheiros, que, a partir deste ano, passam a ser eleitos dentro das entidades de classe ou instituições de ensino que representam.
Com colaboração do CREA-MG
Redes Sociais