Semana de Alimentos
VII Semana de Alimentos reúne alunos, egressos e comunidade em dias de atividades intensas
A VII Semana de Alimentos movimentou o Campus Inconfidentes entre os dias 25 e 27 de novembro, reunindo estudantes, servidores, egressos e visitantes externos em uma programação diversa, marcada por palestras, cursos práticos, visitas técnicas e momentos culturais. O evento, já tradicional na instituição, reforçou a integração entre diferentes níveis de formação e aproximou a área de Alimentos da comunidade interna e externa.
Abertura e primeiro dia de atividades
A solenidade de abertura ocorreu na manhã de terça-feira (25/11) e contou com a presença do professor Fernando Barbosa da Silva Barbosa, representante da direção geral. Logo após, a servidora Sissi Karoline Bueno da Silva ministrou uma palestra que introduziu os debates da semana, seguida pelo tradicional Encontro de Egressos, momento dedicado ao compartilhamento de experiências e trajetórias profissionais.
Durante a tarde, a programação seguiu com uma Visita Técnica ao DMAAE (Departamento Municipal Autônomo de Água e Esgoto) de Ouro Fino/MG, uma palestra ministrada pela egressa Joana Moratto, além de diversos cursos práticos. As atividades foram conduzidas pelos servidores Thiago Marçal da Silva, Daniele de Almeida Paula, Angelica Faleiros Maia Silva, Willison Eduardo Oliveira Campos e Taciano Benedito Fernandes; pelo discente Rodrigo de Jesus Waz (Engenharia de Alimentos); e pelo egresso Leandro Vinícius Bernardes, Engenheiro de Alimentos.
Integração e aprendizado no segundo dia
Na quarta-feira (26/11), estudantes participaram de visitas técnicas à Cervejaria Jybá, em Itajubá/MG, e à EPAMIG, em Maria da Fé/MG. No campus, a programação incluiu uma sessão de cinema e duas palestras ministradas pelos egressos Joana Moratto Silva e Leandro Vinícius Bernardes, que compartilharam experiências do mercado e abordaram temas atuais da área.
Também foram ofertados diversos cursos práticos, conduzidos pelos servidores André da Cruz França Lema, Benedito Izanor Ribeiro Junior, Fernanda Coutinho Pinheiro, Juliana Tenório, Rodrigo Palomo de Oliveira e Rúbner Gonçalves Pereira, além da egressa Joana Moratto Silva e da confeiteira Sara Fraga Blanco.
Encerramento com música e novas turmas de cursos
O último dia da Semana, quinta-feira (27/11), incluiu uma Visita Técnica à empresa Jotaefe, em Ouro Fino/MG. No campus, aconteceram cursos ministrados pelos servidores Alexandre Dias da Silva, Eduardo Rodrigues e Ronivan Tunes Gonçalves, além da abertura de novas turmas de alguns cursos já oferecidos na terça-feira.
O encerramento foi marcado por uma apresentação musical dos alunos da área de Alimentos durante o Festival Entre Montes e Versos, proporcionando um momento de confraternização e celebração.
Depoimentos destacam integração, aprendizado e profissionalização
Segundo o professor Rúbner Gonçalves Pereira, membro da Comissão Organizadora, “a programação, que incluiu encontro de egressos, visitas técnicas, palestras e cursos, foi de grande importância para a formação profissional dos alunos. As ações também visaram promover maior integração da área com o restante do campus e com o público externo, recebendo inclusive visitantes do campus Muzambinho, trazidos pela professora Bianca de Souza”.
Para os estudantes, a Semana representou um momento marcante. O aluno Gabriel Prado, do 1º ano do Técnico Integrado em Alimentos, destacou o engajamento e o clima colaborativo: “A semana de alimentos foi um evento incrível... Todo mundo aprendendo junto. A relação entre o técnico e o superior foi muito legal, e a organização pensou em cada detalhe para esse evento espetacular acontecer.”
A estudante Natalli Pereira, do curso de Engenharia de Alimentos e integrante da comissão organizadora, ressaltou a qualidade técnica das atividades: “O conteúdo das palestras e minicursos foi de altíssimo nível. A organização nos permitiu unir teoria e prática de forma intensa, reforçando a importância do nosso curso. É um evento que inspira e prepara o aluno para os desafios reais do mercado.”
Já Isadora Pereira da Silva, também da Engenharia de Alimentos e bolsista da CONALIM Jr, enfatizou o aprendizado proporcionado pela experiência de organização: “Participar e atuar na organização foi extremamente enriquecedor. Desenvolvi novas habilidades e pude compreender melhor a importância de cada etapa, o que contribuiu de forma significativa para meu crescimento profissional.”
Sorteios e apoio institucional
Ao longo de toda a semana, os participantes também concorreram a sorteios de brindes, doados pelo gabinete do campus Inconfidentes, pela Coordenadoria de Extensão e pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. Comerciantes da região também contribuíram, ofertando produtos que foram distribuídos ao público.
Redes Sociais