Campeões

Estudantes do campus conquistam medalhas nos Jogos dos Institutos Federais – Etapa Sudeste 2025
Os estudantes do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes participaram da etapa regional sudeste dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), realizada em Guarapari (ES). A delegação embarcou no dia 29 de setembro e chegou ao local da competição no dia 30, com muita expectativa e preparação para representar o campus em diferentes modalidades esportivas. A competição ocorreu entre os dias 1 e 5 de outubro,
Neste ano, o Campus Inconfidentes levou 35 estudantes atletas, marcando uma expressiva evolução em relação à participação de 2023. Os alunos competiram nas seguintes modalidades: voleibol feminino, handebol feminino, futebol de campo masculino, tênis de mesa masculino, atletismo (masculino e feminino) e natação (masculino e feminino). Um dos estudantes ainda foi convocado para integrar a equipe de vôlei masculino do Campus Muzambinho, ampliando a representatividade da unidade.
Conquistas no pódio
O desempenho da equipe de Inconfidentes foi de grande destaque, garantindo importantes medalhas e vagas para a fase nacional dos JIFs, que será realizada em Natal/RN, de 24 a 29 de novembro.
Medalhas por modalidade:
🏐 Voleibol Feminino
-
Bicampeão da fase sudeste (2023 e 2025) – Classificado para a fase nacional.
🤾 Handebol Feminino
-
3º lugar geral
🏊 Natação
-
1º lugar – 50m Livre Feminino
Maria Eduarda Tavares Almeida (classificada para a fase nacional) -
2º lugar – 50m Peito Feminino
Maria Eduarda Tavares Almeida -
1º lugar – Costas Feminino
Maria Eduarda Tavares Almeida (classificada para a fase nacional) -
3º lugar – 50m Livre Masculino
Arthur Pereira Reis Fernandes -
3º lugar – 100m Livre Masculino
Arthur Pereira Reis Fernandes
🏃 Atletismo
-
1º lugar – 1500m Feminino
Sophie Pereira Ramos (classificada para a fase nacional) -
1º lugar – 3000m Feminino
Sophie Pereira Ramos (classificada para a fase nacional) -
1º lugar – Revezamento 4x400m Masculino
Fabiano Rafael Domingos integrou a equipe (classificado para a fase nacional)
Avaliação da participação
O professor Fabiano Fernandes da Silva, coordenador da equipe do Campus Inconfidentes, celebrou os avanços desta edição: "Aumentamos significativamente a participação e premiação dos estudantes em relação à nossa participação em 2023. Levamos apenas 6 estudantes para a fase regional em 2023 de uma única modalidade (voleibol). Este ano, tivemos a participação em 6 modalidades, sendo que em 4 delas conseguimos estar no pódio. Para a fase nacional em 2023, levamos apenas o voleibol feminino enquanto esse ano levaremos atletismo e natação, além do voleibol feminino novamente. Tudo isso são os frutos colhidos de um bom investimento feito pela gestão, um trabalho organizado do setor de esportes e, sobretudo, da dedicação dos estudantes."
Reconhecimento institucional
O diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, parabenizou os atletas e destacou o impacto positivo do esporte na formação dos estudantes: 🗣️ "O esporte tem o poder de transformar vidas, unir propósitos e revelar talentos. Nosso compromisso é continuar incentivando essas conquistas que orgulham todo o nosso campus," comemorou o diretor.
Delegação do Campus Inconfidentes:
Mariana Martins Santos |
Ana Clara Aparecida Fermino |
Iris Cristina Ferreira |
Maria Luísa Castelli Silva |
Ísis da Costa Fróes |
Heloisa Godoy |
Ana Júlia Cabral de Faria |
Julia de Lima Santana |
Marina Pereira Alves Santos |
Laís Rodrigues de Souza |
Beatriz Costa dos Santos |
Maria Fernanda Fernandes Henriques |
Rafaela Nelsi do Couto |
Sofia Floriano |
Thaina Paula dos Santos |
Rian dos Santos Nascimento |
Allan Henrique de Souza Silva |
Luiz Felipe Nogueira da Silva |
Victor Hugo Gonçalves da Costa |
Lucas Teodoro Bueno da Silva |
Fábio Luiz Batista Júnior |
Luís Henrique Martins Dias |
Carlos Alberto Oliveira Filho |
José Henrique Sia Marsola |
Gustavo Aparecido de Sousa Viana |
Gabriel de Souza |
Miguel Kawatake Fernandes |
Kawã Maciel de Faria |
Redes Sociais