Da América Latina

Estudantes intercambistas da Colômbia e do Peru chegam ao campus para atividades acadêmicas
O IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes recebeu neste mês três estudantes estrangeiros que irão desenvolver atividades acadêmicas, culturais e extensionistas até o dia 22 de dezembro de 2025. A vinda dos alunos faz parte do Programa de Mobilidade Estudantil do IFSULDEMINAS, iniciativa viabilizada por meio de ações da Coordenadoria-Geral de Relações Internacionais (CGRI), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX).
Os intercambistas são:
-
Kelly Johanna Rangel Puertas, estudante de Engenharia de Alimentos da Universidad de Córdoba, na Colômbia;
-
Daniela Mayte Custódio Suarez, estudante de Engenharia Ambiental da Universidad Nacional de Piura, no Peru;
-
Luis Fernando Osório Bohorquez, estudante de Engenharia Agronômica também da Universidad de Córdoba, na Colômbia.
Durante a estadia no campus, os estudantes irão cursar disciplinas dos respectivos cursos, além de se envolverem em diversas atividades acadêmicas e culturais. Um dos principais destaques será a participação no projeto de extensão "Intercâmbio Cultural", coordenado pela professora Andresa Guimarães, em parceria com a Escola Estadual Felipe dos Santos. Nesse projeto, os alunos irão ministrar oficinas de língua e cultura hispânica, promovendo a troca de saberes entre os países de língua portuguesa e espanhola.
O diretor-geral do campus, professor Luis Flávio Reis Fernandes, destacou a importância da experiência internacional no ambiente acadêmico:
“Receber estudantes de outros países enriquece a vivência de toda a comunidade escolar e fortalece nosso compromisso com a educação pública de qualidade, diversa e internacionalizada,” destacou o diretor-geral.
A chegada dos intercambistas reforça o papel do IFSULDEMINAS na promoção de uma formação global, que ultrapassa fronteiras e estimula o respeito à diversidade cultural. A expectativa é que a convivência e a colaboração mútua entre os estudantes estrangeiros e a comunidade do campus resultem em uma experiência transformadora para todos os envolvidos.
Segundo a intercambista Kelly Johana Rangel, a expectativa é assimilar conhecimentos que contribuam para sua formação profisional. "Minhas principais expectativas durante essa experiência são ampliar meus conhecimentos acadêmicos e profissionais, conhecer de perto a cultura brasileira e sua gente, e aproveitar cada oportunidade para aprender e crescer tanto pessoal quanto profissionalmente. Estou muito animada e grata por poder viver essa experiência em um lugar tão acolhedor e cheio de novas possibilidades", comentou a jovem.
Redes Sociais