Ação Ambiental

Dia de Coleta de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos mobiliza comunidade em prol da sustentabilidade
A primeira edição do Dia de Coleta de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos de 2025, realizada no Campus Inconfidentes, foi um verdadeiro sucesso de participação e engajamento comunitário. A iniciativa teve como objetivo recolher aparelhos e itens eletroeletrônicos e eletrodomésticos quebrados ou fora de uso, garantindo sua destinação correta e ambientalmente responsável.
Organizado pela Comissão de Coleta Seletiva do Campus Inconfidentes — composta pelos servidores Sissi Bueno, Rita, Mark Pereira dos Anjos e Luiz Flávio Reis Fernandes — em parceria com a INCETEC, o evento contou com apoio logístico, educativo e institucional. Os materiais coletados foram armazenados na INCETEC, ampliando também a visibilidade de negócios de impacto e sustentabilidade na região.
Além da participação da comissão, o evento envolveu ativamente os alunos do 1º período de Engenharia Ambiental, orientados pelos professores Mark Pereira dos Anjos e Luiz Flávio Reis Fernandes, promovendo uma experiência de aprendizado prático e conscientização ambiental.
Resultados expressivos
Moradores das cidades de Inconfidentes e Ouro Fino contribuíram significativamente com a ação, entregando mais de 260 itens para reciclagem. Entre os materiais recebidos estavam: televisores, aparelhos de DVD, micro-ondas, telefones, carregadores, climatizadores, controles remotos, fones de ouvido, impressoras, motores de liquidificador, monitores, teclados, celulares, ventiladores e diversos tipos de cabos.
Logística ambientalmente responsável
A responsável pela retirada e destinação correta dos resíduos foi a ABREE - Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, entidade sem fins lucrativos. A ABREE atua em todo o Brasil, gerenciando a logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo, fiscalizando e auditando os processos com o objetivo de garantir o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A associação também promove soluções inovadoras e eficientes, integrando todos os atores do ecossistema e proporcionando economia de escala e transparência operacional.
Avaliação da organizadora
Para Sissi Bueno, organizadora e integrante da Comissão de Coleta Seletiva, a ação superou as expectativas:
"A iniciativa foi excelente, permitindo o envolvimento da comunidade e dos alunos, plantando a semente da sustentabilidade e mostrando que é possível realizar ações desse porte com parceiros referência em seus segmentos. Foi uma oportunidade de aplicar boas práticas de descarte, sensibilizar a comunidade e atuar com base no tripé da sustentabilidade: social, ambiental e econômico". (Sissi Bueno)
Diretor-Geral destaca o compromisso com o futuro
O diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, destacou a importância de ações como essa para a formação cidadã e a responsabilidade socioambiental: "O futuro se constrói com atitudes no presente. Quando unimos educação, sustentabilidade e comunidade, damos um passo firme na direção de um mundo melhor."
Segunda edição já tem data marcada
Com o sucesso da primeira edição, a segunda ação de coleta já tem previsão para acontecer em novembro deste ano, com a expectativa de alcançar ainda mais pessoas e ampliar o impacto positivo da iniciativa.
Redes Sociais