Página inicial > Notícias > Prestando contas

Prestando contas

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Sexta, 31 de Julho de 2020, 07h27 | Última atualização em Sexta, 27 de Novembro de 2020, 09h06
Há 2 anos, direção geral orienta os trabalhos de educação no campus. (Foto: Cesar Neves)

Direção Geral completa 2 anos de gestão do campus. Relatório contendo ações é divulgado

Neste mês de julho, a atual Direção Geral completa dois anos no comando dos trabalhos de gestão do IFSULDEMINAS-Campus Inconfidentes. Era 09 de julho de 2018, quando o professor Luiz Flávio Reis Fernandes deu início aos trabalhos de condução do campus, depois de ter sido eleito com 43,94% dos votos válidos.

Para marcar a data, o diretor-geral, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, publicou o Relatório de Gestão 2018-2020 contendo as principais ações executadas durante o período. “Queremos prestar contas à comunidade sobre o nosso trabalho, sabendo que algumas ações não são visíveis aos olhos, mas repercutem em melhores procedimentos para a instituição”, explicou Luiz Flávio.

Uma mensagem também foi enviada aos servidores para mantê-los informados sobre as ações desempenhadas neste período.

Para elaborar o Relatório de Gestão, os coordenadores de todos os setores do campus enumeram as principais ações desenvolvidas à partir de julho de 2018. “Diariamente temos buscado a excelência em nosso trabalho. Apesar das dificuldades encontradas nesses dois anos, como corte orçamentário e pandemia, tentamos conseguir esta meta alinhando a equipe por meio de reuniões frequentes, capilarizando por meio das coordenadorias e diretorias as demandas institucionais, bem como mantendo contato diário com a Reitoria e os demais campi do Instituto Federal”, completou Fernandes, destacando ainda o permanente diálogo com as autoridades políticas e lideranças do município e da região.

Ações

Diretor-geral do Campus Inconfidentes e Reitor do IFSULDEMINAS. A parceria entre o campus e a reitoria resulta em impacto positivo para a gestão.

Dentre as principais atividades desenvolvidas pela atual equipe gestora estão os convênios celebrados com a Secretaria de Estado de Administração Prisional de Minas Gerais. A parceria permitiu a realização de cursos destinados aos detentos da Penitenciária de Ouro Fino (MG).

Na área da Educação foram criados cursos como técnico em Meio Ambiente, Licenciaturas em História e Engenharia Ambiental. Também foram introduzidos cursos técnicos em Educação a Distância (EAD) em Administração, Informática e Fruticultura. Uma nova turma do curso técnico em Agropecuária também foi aberta, o que permitiu a ampliação de mais 900 vagas para estudantes.

Nesses dois anos, houve ainda a desburocratização do Setor de Transportes por meio da solicitação online de carros oficiais e também do setor de manutenção de infraestrutura, podendo elencar e acompanhar os processos de acordo com a ordem de solicitação e execução, além do avanço na implantação de uma tecnologia de ponta chamada IPv6, uma ferramenta que amplia a potência de conectividade com a Internet.

Diversos documentos e processos podem ser realizados digitalmente como por exemplo Documentos e Processos Eletrônicos, realizados no Suap. A Coordenação Geral de Assistência ao Educando (CGAE) iniciou a migração das fichas individuais dos alunos para o Google Drive. Já o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), em parceria com a Coordenadoria Geral de Ensino (CGE), criou documentos do SUAP-Edu, que permitiu a migração do GIZ para o novo sistema. “Essas e outras ações decorrentes da tecnologia facilitam o fluxo de trabalho”, comemorou o diretor-geral.

O Relatório de Gestão aponta ainda números robustos na área da Extensão. Desde 2018, o campus aprovou 56 projetos, sendo 27 através de editais do campus e 29 pela Pró-Reitoria de Extensão. “Por meio deles, levamos cultura, esporte e conhecimento para além de nossos portões como o Projeto Coral EnCanto, Tertúlias Literárias Dialógicas e Fanfarra Professor Gabriel Vilas Boas e Balizas”, apontou Luiz Flávio, enfatizando também a criação e incentivo dos trabalhos do Grêmio Estudantil “Voz Ativa”, além da Associação Atlética.

No período de 2 anos, mais de 230 eventos movimentaram a rotina da instituição como a Feira de Estágio, que proporcionou a participação de mais de 60 empresas expositoras e 800 visitantes e o IF Portas Abertas. Além disso, tivemos a expansão de nosso ensino, através de 223 cursos FIC (Formação Inicial e Continuada) em diversas áreas”, completou o gestor.

A atual direção geral permanece no cargo até o ano de 2022. “Até lá, vamos continuar trabalhando em equipe, sempre ligados às inovações. Nossa meta permanece a mesma de quando assumimos a direção: ofertar uma educação primorosa e que faça diferença na vida de nossos alunos. O Campus Inconfidentes é um patrimônio de todos”, finalizou o professor Luiz Flávio.