Página inicial > Notícias > Compartilhando experiências

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2019, 10h36 | Última atualização em Segunda, 14 de Outubro de 2019, 07h32
Representantes de Moçambique conhecem as instalações da Fazenda Escola do IFSULDEMINAS. (Foto: Cesar Neves)

Representantes do Governo de Moçambique visitam o Campus Inconfidentes

Uma comitiva formada por 4 representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional de Moçambique visitou o IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes na sexta-feira, 20.

Eles conheceram os trabalhos desenvolvidos pelo Setor de Agroecologia do IFSULDEMINAS, bem como a parceria do Instituto Federal do Sul de Minas com as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) da região. Além disso, os gestores de Moçambique receberão informações sobre os trâmites de criação de cursos, funcionamento dos colegiados e ouviram relatos de experiências de diferentes cursos ofertados pelo IFSULDEMINAS.

A comitiva foi formada pelo Diretor Nacional-Adjunto de Ensino Técnico Profissional do país africano, José Filimone, pelo assessor do ministério, João Emídio, pelo chefe do Departamento Pedagógico do ministério, Alexandrina Novele e pelo técnico do Departamento de Apoio, Manuel Quissico. "Pudemos colher dos colegas brasileiros o que pretendemos implentar em nosso país os cursos similares a esses. Precisávamos de um nowhoral e uma experiência apropriada de tal forma que pudéssemos ajustar em nosso contexto", afirmou Filimone sobre o curso de mecanização agrícola.

A visita é uma iniciativa do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e conta com o apoio dos Institutos Federais de diversas regiões do Brasil. Antes de visitar o Sul de Minas, a comitiva do Governo de Moçambique esteve também no Instituto Federal de Brasília e no Instituto Federal de São Paulo – Campus Jacareí.

20190920 153317Segundo o diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, a visita dos estrangeiros mostra a capacidade da região de produzir tecnologia e conhecimento e ser referência internacional. "A visita dos gestores do Moçambique mostra que nossa região tem capacidade suficiente de produzir tecnologia e conhecimento a ponto de promovermos este intercâmbio. É nesse contexto que se insere o IFSULDEMINAS proporcionando à comunidade estrangeira conhecimento sobre nós", destacou Luiz Flávio.

Moçambique

É um país localizado no sudeste do Continente Africano, banhado pelo Oceano Índico. Entre o primeiro e o século V, povos bantos migraram de regiões do norte e oeste para essa região. Portos comerciais suaílis e, mais tarde, árabes, existiram no litoral moçambicano até a chegada dos europeus. A área foi reconhecida por Vasco da Gama em 1498 e em 1505 foi anexada pelo Império Português. Depois de mais de quatro séculos de domínio português, Moçambique tornou-se independente em 1975, transformando-se na República Popular de Moçambique.

A língua oficial é o português. De acordo com os resultados do Censo de 2017, Moçambique tem quase 28 milhões de habitantes.