Página inicial > Notícias > Intercâmbio

Intercâmbio

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quarta, 07 de Agosto de 2019, 07h54 | Última atualização em Segunda, 14 de Outubro de 2019, 07h34
Estudantes de Inconfidentes visitam produção de cana de açúcar, em Goiás.

Alunos participam de intercâmbio no IFGoiano. Estudantes de Goiás são recebidos no campus

A troca de experiências marcou o Intercâmbio realizado por estudantes do Campus Inconfidentes no IFGoiano e da instituição de Goiás em Inconfidentes. Entre os dias 29 de julho e 02 de agosto, os alunos de Minas Gerais foram recebidos em Goiás e os jovens de Goiás acompanharam o cotidiano de estudos em Inconfidentes. “Não se pode ficar fechado. É preciso ver a realidade de outras instituições. Há uma troca de conhecimentos e isso é importante para a formação profissional”, comentou o coordenador de Extensão do Campus Inconfidentes, Marcos Roberto dos Santos, para quem a parceria entre os dois Institutos Federais permite aos estudantes ampliar as experiências profissionais. É o terceiro ano que o Intercâmbio é viabilizado entre o IFSULDEMINAS e o IFGoiano.

InconfidentesIFSULDEMINAS em Goiás

Do Campus Inconfidentes, foram 15 estudantes do curso de Engenharia Agronômica que passaram uma semana em Goiás e puderam conhecer o laboratório de cultura de tecidos e desenvolver atividades de equoterapia, bem comovisitar laboratórios. Eles também participaram de Palestra sobre Etnociência e visitaram a feira de produtores rurais na cidade de Ceres, onde funciona a unidade do IFGoiano. “O intercâmbio foi importante para promover a integração entre as instituições e possibilitar aos nossos alunos o convívio com realidade diferente da encontrada em nosso campus, uma vez que cada unidade visa promover o desenvolvimento regional”, avaliou o Técnico em Agropecuária do campus, Bruno Manuel Rezende, que acompanhou os estudantes de Inconfidentes durante o intercâmbio em Goiás.

IFGoianoIFGoiano em Minas

Doze estudantes do IFGoiano passaram uma semana no Campus Inconfidentes para acompanhar os trabalhos de pesquisa desenvolvidos nos setores de Laticínio, Olericultura e Bovinocultura. Eles também visitaram o laboratório de solos e conheceram a cultura do leite e café, além de terem assistido o processo de produção de doces. “A oportunidade foi muito boa para ver práticas diferentes que fazemos na nossa região”, disse o aluno de Engenharia Agronômica do Instituto Federal de Goiás, André Reis da Silva Dias, 23. De acordo com ele, o que mais chamou atenção para o aprendizado foram os Grupos de Estudos existentes no Campus Inconfidentes. “A convivência com os colegas dos Grupos de Estudos que ajudam o produtor rural a resolver os problemas foi muito importante, porque aprendemos na prática”, avaliou o estudante, entusiasmado com a iniciativa.