Crocheteiras
Crocheteiras participarão de aulas de alfabetização e de economia solidária
Nesta terça-feira, 30, as crocheteiras de Inconfidentes participaram da aula inaugural do Curso de Formação Inicial e Continuada - FIC - de Alfabetização e Economia Solidária. A aula inaugural contou com aproximadamente 30 crocheteiras.
Para iniciar os trabalhos, foi aplicada uma dinâmica de grupo buscando a apresentação pessoal e a expectativa de cada artesã. Foi um momento de interação e descontração quando as crocheteiras compartilharam experiências, em clima de diversão.
Além das crocheteiras, o evento contou com a presença das facilitadoras Paula Inácio Coelho e Cristiane Cordeiro, professoras do campus; Letícia Alcântara Moreira, ex-aluna e bolsista do projeto. Também esteve presente o diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes. O setor de Turismo do Município de Inconfidente foi representado por Camila Ferreira e Pedro Massari. Do setor de Assistência Social do Município de Inconfidentes participou a servidora Caroline Dantas.
Economia Solidária
Para sensibilizar as crocheteiras sobre a importância do trabalho conjunto, a Gestora Ambiental, Tayrine Parreira Brito, falou sobre a importância da economia solidária para o desenvolvimento local. Ela ressaltou a necessidade do trabalho ser baseado na cooperação e união. "O desenvolvimento econômico local se faz com participação e interação da comunidade", afirmou Tayrine que é Mestre em Desenvolvimento Tecnologia e Sociedade.
Segundo o diretor-geral do campus, professor Luiz Flávio, o projeto "Mulheres Crocheteiras" faz o IFSULDEMINAS cumprir a missão institucional que é o desenvolvimento regional. "Momentos como esse nos enchem os olhos. Um de nossos programas de gestão é aproximar o Instituto da comunidade local. Hoje vejo isto acontecendo, o que nos motiva cada vez mais para desenvolver nosso trabalho com garra", afirmou o professor Luiz Flávio.
As aulas
As aulas vão introduz as crocheteiras aos conceitos de empreendedorismo e de economia, além de acesso a leituras de obras literárias por meio das Tertúlias Dialógicas. As aulas serão ministradas todas as terças-feiras, das 13h às 17h, até o mês de dezembro de 2019.
Confira as imagens (Fotos: Cesar Neves)
Redes Sociais