Página inicial > Notícias > Intercâmbio

Intercâmbio

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Segunda, 29 de Julho de 2019, 11h31 | Última atualização em Quinta, 05 de Setembro de 2019, 09h53
Intercambistas são recebidos pela direção geral no gabinete (Foto: Cesar Neves)

Estudantes da Colômbia e do Peru chegam ao campus para intercâmbio

Três estudantes da Colômbia e um do Peru chegaram ao Campus Inconfidentes para realizarem atividades de intercâmbio. Eles devem permanecer no IFSULDEMINAS até final de dezembro.

Neste período, os intercambistas participarão de aulas e de eventos, além de realizar atividades de pesquisa em laboratórios.

Da Colômbia

Uma das alunas que pretende aprofundar os estudos por meio de pesquisa é Erika Alejandra Guevara Ramirez, da Universidade del Tolima. Ela estuda Engenharia Agronômica e planeja desenvolver pesquisas na área de solos. “Minha intenção é fazer Mestrado no Brasil e publicar artigos científicos”, contou a jovem, natural da cidade de Ibague, capital do departamento de Tolima, e conhecida como a Capital Musical da Colômbia.

Uma das motivações dos intercambistas é aprimorar os conhecimentos da língua portuguesa, além de entrar em contato com outros elementos da cultura brasileira. “Quero aprender o português, conhecer a cultura e a culinária do Brasil”, comentou a aluna Juliana Del Pilar Herrera Gil que estuda Ciências Naturais em Tolima.

Da Colômbia, também veio para o campus a jovem Dayana Jimenez Lopez. Ela deseja realizar atividades de pesquisa específica em agroecologia. “O Brasil é referência em agronomia. Quero observar as diferenças daqui e implantar na Colômbia”, vislumbra a estudante, natural de Bogotá.

Do Peru

O aluno Luis Pathrick Cueva Madrid cursa Engenharia Agrícola na Universidade Nacional de Piura e, em Inconfidentes, será acompanhado no Curso de Engenharia Agronômica e participará como aluno ouvinte no curso de Engenharia de Agrimensura e Cartografia. “Para o Peru, o Brasil tem muita tecnologia Agrícola. Vim para cá como uma oportunidade para conhecimento de mecanização”, revelou o jovem que mora com os pais e tem dois irmãos.

Acompanhamento do campus

Os alunos intercambistas estão sendo acompanhados por professores do campus. Um dos docentes responsáveis pelo acompanhamento dos estudantes é Fernando da Silva Barbosa, coordenador do curso de Engenharia Agronômica. “É sempre bom receber estudantes de outras culturas. A convivência que eles terão com os alunos daqui vai fortalecer a troca de conhecimentos e enriquecer o curriculum deles, bem como enriquecer o conhecimento dos estudantes daqui”, avaliou Fernando.