Página inicial > Notícias > Literatura no presídio

Literatura no presídio

Escrito por Roberto Mendonça | Publicado: Quarta, 26 de Junho de 2019, 15h04 | Última atualização em Segunda, 08 de Julho de 2019, 07h39
Leituras de textos clássicos da literatura brasileira e universal são feitas ao longo da semana.

Projeto Tertúlias Literárias Dialógicas acontece no presídio de Ouro Fino

O projeto Tertúlias Literárias Dialógicas, do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, está sendo realizado no presídio de Ouro Fino. As leituras de textos clássicos da literatura brasileira e universal são feitas ao longo da semana e, nos encontros, realiza-se um diálogo em torno dos temas e questões apontadas pelos participantes.

O projeto iniciou suas atividades em março, com a seleção dos participantes. Desde maio, estão sendo realizados encontros semanais com 5 custodiados, com duração de uma hora e meia cada.

No mês de maio foram lidos 4 contos consagrados de Machado de Assis (A igreja do diabo, Conto de escola, Missa do Galo e A cartomante). No mês de junho, está sendo realizada a leitura da obra “Capitães de Areia”.

Os livros foram adquiridos com recursos doados por servidores do instituto e permanecerão com os custodiados durante o período da leitura.

O projeto é muito valorizado pelos participantes, que veem nele uma oportunidade dentro do presídio não apenas para ocupar o tempo de forma prazerosa, mas também produtiva, pois ressaltam as aprendizagens que vão realizando a cada semana.

Na percepção das coordenadoras, professoras Cristiane Cordeiro de Camargo e Paula Inácio Coelho, o projeto é um espaço importante para que os participantes possam falar de suas vidas e criar solidariamente expectativas positivas sobre seu futuro. Para elas, é um espaço único de diálogo com outra realidade, bastante diversa daquela experimentada no convívio com os alunos do campus.

“Há um mundo fora dos muros da instituição, com outras histórias e outras necessidades que também podem ser atendidas pelo instituto federal, sempre tendo em vista que nossa missão é a de contribuir para o desenvolvimento das pessoas, como seres humanos, e da sociedade ao nosso redor, promovendo inclusão nos processos educacionais”, disse a professora Cristiane.