Literatura no presídio
Projeto Tertúlias Literárias Dialógicas acontece no presídio de Ouro Fino
O projeto Tertúlias Literárias Dialógicas, do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, está sendo realizado no presídio de Ouro Fino. As leituras de textos clássicos da literatura brasileira e universal são feitas ao longo da semana e, nos encontros, realiza-se um diálogo em torno dos temas e questões apontadas pelos participantes.
O projeto iniciou suas atividades em março, com a seleção dos participantes. Desde maio, estão sendo realizados encontros semanais com 5 custodiados, com duração de uma hora e meia cada.
No mês de maio foram lidos 4 contos consagrados de Machado de Assis (A igreja do diabo, Conto de escola, Missa do Galo e A cartomante). No mês de junho, está sendo realizada a leitura da obra “Capitães de Areia”.
Os livros foram adquiridos com recursos doados por servidores do instituto e permanecerão com os custodiados durante o período da leitura.
O projeto é muito valorizado pelos participantes, que veem nele uma oportunidade dentro do presídio não apenas para ocupar o tempo de forma prazerosa, mas também produtiva, pois ressaltam as aprendizagens que vão realizando a cada semana.
Na percepção das coordenadoras, professoras Cristiane Cordeiro de Camargo e Paula Inácio Coelho, o projeto é um espaço importante para que os participantes possam falar de suas vidas e criar solidariamente expectativas positivas sobre seu futuro. Para elas, é um espaço único de diálogo com outra realidade, bastante diversa daquela experimentada no convívio com os alunos do campus.
“Há um mundo fora dos muros da instituição, com outras histórias e outras necessidades que também podem ser atendidas pelo instituto federal, sempre tendo em vista que nossa missão é a de contribuir para o desenvolvimento das pessoas, como seres humanos, e da sociedade ao nosso redor, promovendo inclusão nos processos educacionais”, disse a professora Cristiane.
Comentários
Elas foram feitas.
Onde se lê "No mês de junho, estão sendo realizadas a leitura da obra 'Capitães de Areia'”, deveria ser "está sendo realizada a leitura da obra..."
E onde se lê "O projeto é muito valorizado pelos participantes, que vêm nele...", de acordo com o contexto, deveria ser "O projeto é muito valorizado pelos participantes, que veem nele.."
Veem é a forma do verbo VER conjugado na 3.ª pessoa do plural do presente do indicativo: eles veem.
Vêm é a conjugação do verbo VIR na 3.ª pessoa do plural: eles vêm
Atenciosamente,
Assine o RSS dos comentários