Página inicial > Notícias > Premiação

Premiação

Escrito por Roberto Mendonça | Publicado: Terça, 18 de Junho de 2019, 15h02 | Última atualização em Quinta, 04 de Julho de 2019, 07h18

Realizada cerimônia de premiação para estudantes que se destacaram em Olimpíadas de Matemática

IMG 0130Aconteceu nesta segunda-feira (17), no Centro de Procedimentos Ambientais (CPA) do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, a cerimônia de premiações e homenagem aos alunos premiados no Concurso Canguru de Matemática e na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas Públicas).

A cerimônia contou com a presença do Diretor-Geral do IFSULDEMINAS – Campus inconfidentes, Professor Luiz Flávio Reis Fernandes, Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, professor Marcelo Bregagnoli, neste ato representado pela Diretora de Desenvolvimento de Ensino, professora Márcia Rodrigues Machado, o Diretor do Departamento de Desenvolvimento Educacional, Professor João Paulo Rezende e a Coordenadora Geral de Ensino, Professora Flaviane Aparecida de Sousa. Para também abrilhantar a noite, os pais dos alunos homenageados, alunos e servidores do campus estiveram presentes.

Coordenadores do Curso FIC preparatório para as Olimpíadas de Matemática e do projeto de extensão “Olimpíadas de Matemática na escola”, Professores Gelindo Martinelli Alves e Joelson Dayvison Veloso Hermes também compareceram.

O Concurso Canguru de Matemática é a maior competição de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano em 80 países. Ele ocorre em uma única fase através de uma prova objetiva composta de 24 ou 30 questões, de acordo com o nível do estudante, que são aplicadas nas próprias escolas dos estudantes. São seis níveis, sendo que nossos estudantes, por serem do Ensino Médio, foram inscritos nos níveis J e S. O nível J é para os estudantes dos primeiros e segundos anos e, o nível S, para os estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio. A prova tem a duração máxima de uma hora e quarenta minutos. As questões são compostas por problemas criativos e inéditos, abrangendo Matemática séria e, ao mesmo tempo, divertida e atraente. Para a sua correta resolução, é exigido dos estudantes habilidades de raciocínio e conhecimento técnico em Matemática.

“Podemos comemorar e reconhecer que nossos campeões fazem parte de um grupo seleto e se destacam por seus talentos e habilidades nesta reconhecida ciência, a Matemática”, comentou o professor Gelindo Martinelli.

IMG 0149Neste ano, 104 alunos, sendo 67 do nível J e 37 do nível do S, participaram do Concurso Canguru de Matemática no dia 23 de março, um sábado letivo.

Já a OBMEP, que é uma olimpíada nacional, direcionada para escolas públicas e privada, organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplica – IMPA e com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, em nível nacional é a maior competição do mundo. Neste ano foram inscritos 18.158.665 alunos distribuídos em 54.830 escolas em todo o território nacional. A OBMEP foi criada em 2005 para estimular o estudo da Matemática e identificar talentos na área.

A competição é realizada em duas fases. Na primeira fase, como já é tradição nas escolas públicas, todos os alunos são inscritos e incentivados a participarem. A prova da primeira fase é objetiva e consta de 20 questões de 5 opções cada, sendo apenas uma correta. Os alunos têm duas horas e trinta minutos de duração máxima para resolvê-la. As questões, tal como as do Concurso Canguru de Matemática, exigem habilidades de raciocínio e conhecimento técnico em Matemática. Até 5% dos alunos inscritos com as melhores pontuações são avançados para a segunda fase. A prova da segunda fase é dissertativa e é composta por 6 questões, sendo que em cada questão há de três a quatro subquestões de graus de dificuldade crescentes. As questões da OBMEP são inéditas, desafiadoras e fundamentadas na resolução de problemas
.
Então, ser premiado na OBMEP é uma honra e o aluno premiado é digno de reconhecimento pelo seu destaque em habilidades e talentos nessa importante ciência.

Tanto o Concurso Canguru de Matemática como a OBMEP não se limitam em uma competição, pois seus objetivos vão bem além. E neste sentido, o Campus Inconfidentes apoia e incentiva todos os alunos a participarem das Olimpíadas de Matemática. Ao analisar os objetivos de ambas as Olimpíadas, vê-se claramente que são bem mais do que promover uma competição. Por isto, o Campus Inconfidentes parabeniza todos os alunos que participaram dessas Olimpíadas e também convida toda a comunidade escolar a incentivar, valorizar e apoiar a participação de nossos estudantes nessas importantes Olimpíadas de Matemática.

IMG 0204“Além destas duas olimpíadas mencionadas, temos a Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais – OMIF, que aguardamos ansiosamente a divulgação dos alunos classificados para a segunda fase”, disse o professor Gelindo Martinelli

Como uma das formas de apoio e incentivo, o Campus Inconfidentes oferece aos nossos alunos e aos alunos das escolas das cidades vizinhas um curso preparatório para as Olimpíadas de Matemática, que ocorre todas as quartas-feiras, das 15h10 às 17h. Esse curso é ministrado por colaboradores compostos por professores e Alunos da Licenciatura em Matemática.

O Professor Gelindo Martinelli Alves realizou a entrega de medalhas do Concurso Canguru para os seguintes alunos.
1. Marcos Antônio Lima Júnior (2E1): medalha de ouro
2. Renan Ribeiro Pereira (2E1): medalha de bronze
3. Fabrício Gomes de Souza (2F): medalha de bronze
4. Elias Santos Martins (2F): medalha de bronze