Página inicial > Notícias > Grande procura

Grande procura

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Segunda, 03 de Junho de 2019, 11h52 | Última atualização em Quinta, 13 de Junho de 2019, 17h15

Em 3 meses, enfermaria do campus faz mais de 1600 atendimentos. Setor prioriza consulta de alunos

Assista à reportagem

Mais de 1600 atendimentos somente nos 3 primeiros meses deste ano. Os números contabilizados pelo Núcleo de Saúde dos Alunos do Campus Inconfidentes revelam crescimento na procura pelos serviços médicos. “Está tendo uma procura maior, não somente por aspectos físicos, mas pelo componente emocional. O nível de ansidade é preocupante”, explicou a médica do campus, doutora Maria José Adami.

Remédios homeopáticos são indicados para os tratamentos dos diagnósticos mais comuns entre os estudantes como ansiedade, estresse e problemas respiratórios. “Fazemos um atendimento amplo, holístico. Nós consideramos a situação ampla da vida de nossos estudantes em nossas consultas. Por isso, optamos pela homeopatia”, completou a médica.

IFermaria

Para facilitar o atendimento, o Setor implantou um sistema informatizado de identificação dos alunos. É o Ifermaria criado pelos alunos do curso Técnico em Informática, sob a coordenação do professor Ivan Paulino. “A gente cadastra os alunos, tira foto para garantir segurança. Esse programa permite gerenciar o histórico do atendimento”, disse a enfermeira, Ana Paula dos Santos.

Alunos são prioridade

O Núcleo de Saúde também atende consultas de servidores. Mas a grande procura fez o setor estabelecer os alunos como público prioritário. “Tivemos que estabelecer, em primeiro lugar, o atendimento dos estudantes que moram nos alojamentos ou aqueles que moram longe. Antigamente, conseguíamos atender servidores. Hoje isso não é mais possível, pois quando atendemos um servidor, deixamos de atender um aluno”, contou Ana Paula.

Se a prioridade são os alunos. Eles agora contam com um lugar especial de atendimento na Fazenda-Escola, sem a necessidade de deslocamento para o prédio principal. “Cinquenta por cento dos estudantes dos Cursos Técnicos estudam aqui na fazenda, além dos Cursos Superiores. Com o objetivo de agilizar o atendimento, a direção-geral resolveu montar este posto de atendimento”, comentou a enfermeira Marly Ribeiro.

Os alunos aprovam a implantação do atendimento em local mais próximo. É o caso da estudante, Arine Silva, do Curso Técnico em Alimentos. Segundo ela, a medida ajudou na rapidez das consultas. “Foi importante porque não perdemos tempo de aulas”, avaliou a discente.