Página inicial > Notícias > Dia da Matemática

Dia da Matemática

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quarta, 08 de Maio de 2019, 11h44 | Última atualização em Quinta, 16 de Maio de 2019, 08h59

Alunos do campus promovem atividades pelo Dia Nacional da Matemática em escolas da região

Assista à reportagem

Uma mistura de diversão e de tensão marcou o Dia Nacional da Matemática, comemorado dia 06 de maio. Os alunos de Licenciatura em Matemática do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID foram a escolas públicas da região para ensinar as crianças um jeito lúdico de aprender matemática. “Queremos desmistificar o ensino da matemática”, explicou o professor da disciplina do campus, Antônio do Nascimento Gomes.

Brincadeiras como corrida do saco, Torre de Hanoi e torta na cara provaram a habilidade dos alunos da Escola Estadual Olinto Orsini, da cidade de Bueno Brandão (MG), e motivam as crianças a pensarem sobre conceitos matemáticos. A adolescente Esther Souza participou do desafio Torre de Hanoi. Segundo ela, a atividade ajuda a aprender a manter a calma para exercitar o pensamento. “Tudo tem uma lógica. É preciso manter a calma para fazer as coisas certas”, disse.

Nesta escola, os estudantes de matemática do Campus Inconfidentes desenvolvem atividades para despertar nos alunos o gosto pelos números. A professora de matemática da escola atendida pelos alunos do campus, Jéssem Cristina Brandão, aprova a atuação dos jovens. “Numa sala com 40 alunos, a ação deles é fundamental para ajudar a atender as crianças com mais dificuldade”, defendeu.

A ação dos bolsistas do PIBID nas escolas fortalece a integração do IFSULDEMINAS com a comunidade. “Aqui percebemos o que vamos gostar de fazer”, comentou a bolsista do PIBID, Mayara Ribeiro.

Os estudantes do Campus Inconfidentes também promoveram atividades, em comemoração pelo Dia Nacional da Matemática, em outras escolas onde desenvolvem atividades pelo PIBID, como a Escola Estadual Felipe dos Santos, em Inconfidentes.