Página inicial > Notícias > Artigo Científico

Artigo Científico

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Segunda, 18 de Fevereiro de 2019, 08h03 | Última atualização em Terça, 12 de Março de 2019, 07h39
Professora Mariana Borges e aluna Natali Andrade durante apresentação do artigo.

Pesquisa da Engenharia de Alimentos é publicada em revista internacional

Um artigo de autoria da professora do curso de Engenharia de Alimentos, Mariana Borges de Lima Dutra e das ex-alunas Natali Alcântara e Ana Laís Gaspardi foi publicado na edição do mês de janeiro da revista Journal of Food Measurement and Characterization. A publicação é indexada ao sistema  da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na categoria B1.

O conteúdo do artigo foi extraído do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da aluna Natali Alcântara e foi realizado, em parte, na Universidad Autónoma de Yucatán (Mérida/México) durante o intercâmbio da estudante. “A pesquisa foi uma parceria entre o IFSULDEMINAS e a Universidade Mexicana. A gente conseguiu que algumas coisas fossem feitas aqui em Inconfidentes, outras em Mérida”, explicou a professora Mariana Borges.

Uma professora do México indicou a revista para as pesquisadoras do Campus Inconfidentes pleitearem a publicação. Depois de cinco meses de avaliação, o artigo foi aprovado. “Este trabalho mostra que é possível fazer pesquisa de nível internacional na instituição. É preciso dar credibilidade aos alunos da graduação. Eles são muito capazes”, avaliou Mariana.

Foram 6 meses de pesquisa em laboratório no México. No Brasil, houve a tabulação de dados, cálculos e escirta do projeto. "Foi possível realizar o trabalho graças à oportunidade de intercâmbio que realizei em 2015", contou Natali. De acordo com a estudante, foi um trabalho árduo. "Exigiu tradução em inglês e espanhol. Além de adaptação ao modelo que a revista exigia. Mas fiquei muito feliz com o resultado", finalizou Natali, destacando a importância de se concluir a Graduação e já ter publicado um artigo científico.

Leia o Artigo