Página inicial > Notícias > Sustentabilidade

Sustentabilidade

Escrito por Roberto Mendonça | Publicado: Sexta, 08 de Fevereiro de 2019, 16h45 | Última atualização em Quinta, 14 de Fevereiro de 2019, 08h54
A  água captada  poderá ser usada para regar jardim, horta ou limpeza de área externa da casa.
A água captada poderá ser usada para regar jardim, horta ou limpeza de área externa da casa.

Incubadora de Empresas (Incetec) implanta projeto de captação e aproveitamento de água da chuva

Com o foco na sustentabilidade, a Incetec – Incubadora de Empresas do Campus Inconfidentes implantou um modelo de captação e aproveitamento de água da chuva na casa onde funciona sua sede. “Encontrei em pesquisas acadêmicas um modelo bem simplificado, através de uma tecnologia social, que é um modelo disponibilizado por um grupo chamado Engenheiros Sem Fronteiras, da Universidade Federal de Viçosa”, contou Mark Pereira dos Anjos, coordenador da Incetec, destacando que o projeto foi parte do TCC do ex-aluno do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental Flávio Alves de Paiva.

Mark contou que o modelo é barato de ser implementado, precisando de calha, cano e um recipiente para armazenar a água, não podendo ser usada para consumo humano e animal em virtude de partículas de contaminação. “A vantagem que ele traz é poder captar a água que poderá ser usada para regar jardim, horta, ou até mesmo para limpeza de área externa da casa”, contou o coordenador.

Segundo a gerente da Incetec, Sissi Karoline Bueno da Silva, o intuito era deixar bem visível para que os moradores repliquem e seja aplicado em outros setores da instituição. “Esse sistema é uma alternativa, pois estávamos tentando outros que eram bem mais caros, mas a instituição não tinha condições de aplicar no momento. Isso pode ser replicado nas casas dos moradores e nas escolas do município”, disse Sissi.