Página inicial > Notícias > Conselheiros

Conselheiros

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 15h38 | Última atualização em Quarta, 09 de Janeiro de 2019, 11h43
Diretor-Geral, professor Luiz Flávio Reis Fernandes e novos membros do CONSUP.

Representantes do campus no Conselho Superior são empossados em Machado

Os representantes do Campus Inconfidentes no Conselho Superior ( CONSUP) do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais tomaram posse na manhã desta quinta-feira, 20. A cerimônia ocorreu no Anfiteatro do Campus Machado, quando os eleitos de todos os campi foram empossados pelo Reitor, professor Marcelo Bregagnoli.

Os novos membros do CONSUP foram eleitos no último dia 14 de novembro. O mandato se estende até 2020, de acordo com o Termo de Posse assinado pelos indicados pelas comunidades escolares. O Conselho é o principal órgão colegiado do IFSULDEMINAS e tem caráter consultivo e deliberativo. Os diretores-gerais dos campi também foram empossados como integrantes do Conselho. " Fiquei muito satisfeito com os nomes escolhidos. São pessoas ativas que, de fato, pensam na instituição e querem o melhor para o campus", disse o diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes.

Além de serem empossados, os novos conselheiros participaram de uma palestra desenvolvida pelo procurador jurídico do IFSULDEMINAS, Dauri Ribeiro Silva. Ele esboçou sobre a legislação do serviço público, além de ter esclarecido sobre as funções e responsabilidades do Conselho Superior. Dauri destacou o CONSUP como órgão democrático e observou a necessidade dos conselheiros serem guardiães das leis. “O gestor público tem que ter claro o funcionamento da administração e conhecimento das leis, pois não se pode gerir o bem público como valor privado”, recordou. “Todo processo deliberativo da instituição deve zelar pelos alunos e pelos interesses da sociedade”, finalizou o advogado.

O Conselho Superior é formado por representantes dos professores, Técnicos Administrativos, estudantes, egressos e sociedade. A servidora do Campus Inconfidentes, Priscilla Lopes, foi eleita membro representante dos Técnicos Administrativos. Segundo ela, os assuntos a serem debatidos no órgão serão compartilhadas com os colegas de trabalho. “Esse novo desafio será conduzido a partir do compartilhamento das pautas com os colegas, para que também possam analisar as questões e então suas considerações serem levadas ao Conselho”, comentou Priscilla. “Os rumos de nosso plano de carreira são debatidos no Conselho. Por isso levantarei a bandeira em defesa das nossas atribuições, tendo como pano de fundo a ética e o desenvolvimento institucional”, defendeu Lopes que exerce o cargo de Chefe de Gabinete.

Veja quem são os representantes do Campus Inconfidentes:

• Representantes docentes
    Selma Gouvêa de Barros(Titular)
    Marcelo Reis (Suplente)
  • Representantes Técnicos Administrativos