Página inicial > Notícias > Rumo aos Andes

Rumo aos Andes

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Terça, 18 de Dezembro de 2018, 08h53 | Última atualização em Quarta, 09 de Janeiro de 2019, 11h45
Coordenador do curso de Gestão Ambiental, professor Márcio Silva, prepara estudantes para o intercâmbio.

Em 2019, alunas de Gestão Ambiental farão intercâmbio no Peru e na Colômbia

Duas alunas do curso de Gestão Ambiental do Campus Inconfidentes participarão de atividades de Intercâmbio no Peru e na Colômbia, durante o primeiro semestre de 2019. Denise Silva Leão e Luciane Procópio de Amorim foram contempladas pelo Programa de Mobilidade Estudantil oferecido pelo IFSULDEMINAS.

Luciane Procópio é estudante do 2° período do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental e foi selecionada para o intercâmbio na Colômbia, na Universidad del Tolima. De acordo com ela, a expectativa é fazer uma experiência de novos aprendizados. “Acredito que a ida para Colômbia só tem a agregar valor tanto na vida acadêmica como pessoal. É uma oportunidade para que eu possa potencializar meus conhecimentos e aprender com outra cultura,” disse.

Critérios

Para serem aprovadas, as estudantes tiveram que batalhar para atender a critérios como apresentação de um plano de atividades contendo a descrição das disciplinas a serem cursadas, ter rendimento acadêmico igual ou acima de 7 pontos, além de se comprometer a apresentar, a cada dois meses, um relatório das atividades desenvolvidas nas universidades que as acolheu. No retorno ao Brasil, elas também farão uma apresentação oral, por meio de palestra, oficina ou seminário, para os seus colegas de curso sobre a experiência vivida.

Cursando Tecnologia em Gestão Ambiental, a aluna Denise Silva embarcará para o Peru, na Universidad Nacional de Piura. Ela conta que sempre tentou tirar boas notas, participar de eventos da instituição, fazer estágios e pesquisas para conseguir uma vaga de intercâmbio. “O país escolhido durante a inscrição foi o Peru. A escolha realizada foi por motivos de interesse próprio e cultural.  O país é muito rico em biodiversidade natural, belezas cênicas e sua história como um todo, que me enriquecera ao longo do convívio”, contou a jovem que cursará disciplinas na Engenharia Agronômica no país andino. “Minhas expectativas são muito positivas, como conhecer lugares, viajar, aprender um novo idioma, conviver com a cultura, além de contribuir com a faculdade por meio de minhas experiências e conhecimentos”, completou.

Preparando para embarque

No último dia 05 de dezembro, as alunas se reuniram com a equipe de Assessoria Internacional da Reitoria do IFSULDEMINAS para receber orientações como normas da universidade anfitriã, sugestões para conseguirem um bom aproveitamento acadêmico, participação em atividades de extensão, pesquisa e estágios e esclarecimentos sobre compra da passagem aérea, além de dicas de como procurar alojamento e troca de moeda.

Segundo o coordenador do curso de Gestão Ambiental do Campus Inconfidentes, Márcio Luiz da Silva, o Programa de Mobilidade Estudantil é fundamental para a formação integral dos acadêmicos do IFSULDEMINAS. "Para além da aquisição do conhecimento técnico, o Programa se faz importante pois possibilita o 'intercâmbio' de conhecimentos gerais, de culturas, de experiências e de vidas entre estudantes de realidades geográficas, históricas, sociais e políticas distintas", avaliou o docente.