Página inicial > Notícias > Projetos Finais

Projetos Finais

Escrito por Roberto Mendonça | Publicado: Sexta, 07 de Dezembro de 2018, 13h47 | Última atualização em Terça, 18 de Dezembro de 2018, 07h33
Treze grupos apresentaram projetos nas áreas de sistemas para Internet, jogos, automação residencial e robótica, com aplicação em áreas da agronomia e Internet das Coisas (IoT).

Alunos do Técnico em Informática apresentam projetos finais de conclusão do curso

Nos dias 29 e 30 de novembro, os alunos do Curso Técnico em Informática apresentaram os seus projetos finais de conclusão de curso no Centro de Procedimentos Ambiental (CPA) na Fazenda Escola do Campus Inconfidentes. Neste ano, os alunos do 3E1 e 3E2 se organizaram em 13 grupos que apresentaram projetos nas áreas de sistemas para Internet, jogos, automação residencial e robótica, com aplicação em áreas da agronomia e Internet das Coisas (IoT).

Segundo a professora do curso e Coordenadora, Luciana Faria, como requisito de conclusão de curso, o discente deve desenvolver um produto computacional, individualmente ou em grupo, sob a orientação de um professor do Instituto e no final desse processo o projeto é avaliado por uma banca examinadora, que analisa diversos aspectos do projeto, entre eles, viabilidade econômica e potencial de mercado.

Para o professor André Luigi Amaral Di Salvo, o projeto final é o momento no qual os alunos colocam em prática todos os conceitos e tecnologias vivenciados ao longo do curso. É neste momento que eles conseguem assimilar como as tecnologias se convergem e como aplicá-las em prol de um produto ou projeto. Neste ano, foram apresentados os seguintes projetos:

1) Autoescola: Sistema para controle de autoescola. O sistema encontra-se em implantação em uma empresa do setor localizada na cidade de Ouro Fino.

2) SACI: Protótipo de um Sistema de Automação para Controle de Irrigação por meio de sensores de umidade. O sistema gera ainda gráficos que são exportados para um ambiente web, facilitando assim o monitoramento da umidade do solo.

3) Catalogo de Pesquisadores: Plataforma mobile desenvolvida para o IFSULDEMINAS que possibilita o cadastro e a consulta de todos os seus pesquisadores do Instituto.

4) Study: Protótipo de um sistema de aulas online por meio de streaming de vídeos.

5) TooT House: Protótipo de automação residencial por meio de redes bluetooth.

6) Galeria X-Pression: Site para exposição de obras de artes de artistas locais.

7) ARWI: Protótipo de um sistema de automação residencial por meio de redes wi-fi.

8) AgroEstação: Prótotipo de uma estação meteorológica que será utilizada como uma ferramenta complementar de ensino, nos cursos Técnicos em Agropecuária, Gestão Ambiental, Engenharia Agronômica e futuramente a Engenharia Ambiental.

9) Ambiente 3D: Ambiente Virtual 3D para apresentação do curso Técnico Integrado de Informática do Campus Inconfidentes.

10) Ifemermaria: Sistema de controle da enfermaria do IFSULDEMIAS – Campus Inconfidentes. A primeira versão do sistema já se encontra instalada e em fase de teste no setor.

11) CheckEsy: Protótipo de um sistema de correção de provas por meio de celulares utilizando gabaritos.

12) MercMinas: Site para divulgação do comércio e prestadores de serviço de Inconfidentes e região.

13) WEM: Protótipo de um sistema para mensuração do consumo de água e energia de residências com informações transmitidas por meio de redes sem fio.

“A cada ano, os projetos ficam mais interessantes e inovadores. As apresentações dos projetos deste ano foram excelentes, e após o término das apresentações, foi aberto a todos os alunos do curso de Informática a votação ao melhor projeto”, disse a professora Luciana Faria. “E o projeto mais votado foi o Ifermaria, e a fim de incentivar cada vez mais nossos alunos, o setor de Informática premiou cada integrante do projeto mais votado com um pendrive”, completou.

Confira as imagens: