Publicação de Artigo
Professor do Campus Inconfidentes publica artigo na revista Journal of the Brazilian Chemical Society
O professor de química do Campus Inconfidentes, Jorge Alexandre Nogueira Santos, publicou no mês de novembro um artigo na revista Journal of the Brazilian Chemical Society. Essa revista é classificada como Qualis A2 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
O docente explica que o trabalho foi realizado em colaboração com pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa. “O artigo avalia o processo de inibição enzimático de novos compostos triazólicos sobre a enzima proteolítica elastase. Essa enzima possui a propriedade de hidrolisar componentes da matriz extracelular, como colágeno, elastina, laminina e proteoglicanos. A atividade proteolítica da elastase é estritamente regulada pelo inibidor proteico endógeno denominado α1-antitripsina (AAT). Mutações no gene SERPINA 1, locus Pi, localizado no cromossomo 14 (14q31-32) causam deficiência da AAT”, contou Jorge. “Sem a presença do seu inibidor natural, a elastase em abundância gera lesões teciduais, já que esta enzima é a principal protease liberada pelo neutrófilos em processos inflamatórios. A ação da elastase está relacionada com uma série de doenças como falência hepática, artrite reumatóide, psoríase, câncer de pele, arteriosclerose e diversas patologias pulmonares”, completou.
Considerando-se o fato de existirem poucas drogas disponíveis para esta especificidade, os resultados de inibição apresentados pelos derivados triazólicos são promissores para o desenvolvimento de novos fármacos contra a ação desregulada da elastase.
Clique aqui e acesse o artigo.
Comentários
Assine o RSS dos comentários