Página inicial > Notícias > Parceria com o Senar

Parceria com o Senar

Escrito por Roberto Mendonça | Publicado: Sexta, 30 de Novembro de 2018, 13h48 | Última atualização em Terça, 11 de Dezembro de 2018, 09h11

Parceria com o Senar possibilita cursos de implementos de trator, vestuário e defumador de suínos

A parceria entre o IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e a Fundação Carlos Silvério da Rocha vêm proporcionando cursos de capacitação para a comunidade.

Entre os dias 19 e 30 de novembro foram realizados os cursos de Manutenção do TAP (Trator Agrícola de Pneus) com Implementos,  Artesanato em Tecidos / Vestuário Feminino e Defumador de Carnes e Pescados / Carne Suína,

Manutenção do TAP (Trator Agrícola de Pneus) com Implementos

20181122 152734Entre os dias 19 e 23 de novembro foi realizado na Fazenda Escola o curso de Manutenção do TAP (Trator Agrícola de Pneus) com Implementos. A capacitação aconteceu na Fazenda Escola, teve carga horária de 40 horas e atendeu 11 participantes.

Caio César Carvalho, instrutor do Senar na área de Mecanização Agrícola e Agricultura de Precisão há 7 anos, contou que o curso ensina as normas de segurança para se trabalhar no meio rural com maquinários agrícolas, manutenção preventiva e manutenção e operação de implementos. “O curso visa diminuir custos para o proprietário rural de forma que seu operador trabalhe de forma correta, buscando o manejo adequado do solo”, contou o instrutor. “Os implementos abordados foram roçadora, subsolador, grade aradora e grade niveladora”, completou.

O aluno do 10º período de Engenharia Agronômica do Campus Inconfidentes, Kaike Castro César, contou que está fazendo o curso visto que capacita em como regular esses equipamentos acoplados no trator no campo. “Toda manutenção, se feita de maneira adequada, visa evitar gastos, evitar desgastes, de modo a perder meu implemento”, comentou.

João Batista Olavo, morador de Inconfidentes, trabalha com implementos agrícolas e considerou o curso importante por ensinar como cuidar dos solos, das plantas, do meio ambiente.

Artesanato em Tecidos / Vestuário Feminino

20181129 141721Entre os dias 26 e 30 de novembro aconteceu na Fundação Carlos Silvério da Rocha o curso Artesanato em Tecidos / Vestuário Feminino, com carga horária de 40 horas e atendeu 8 participantes.

Abner Sallem Silva, instrutor do Senar há mais de um ano, contou que o participante aprende a fazer roupa sob medida. “Ensinamos a tirar as medidas, depois a fazer a modelagem, a cortar corretamente usando as técnicas adequadas e a montagem das peças usando técnicas de costuras para iniciantes”, comentou Abner.

A participante Patricia Costa Amâncio Fatureto é moradora de Inconfidentes e artesã. “Escolhi fazer o curso para aprimorar meus conhecimentos. Eu tenho um negócio próprio e quero acrescentar nas coisas que já faço e aprender técnicas diferentes”, comentou Patricia.

Defumador de Carnes e Pescados / Carne Suína

20181129 144319Entre os dias 26 e 30 de novembro, aconteceu na Fazenda Escola o curso de Defumador de Carnes e Pescados / Carne Suína. A capacitação teve carga horária de 40 horas e contou com 11 participantes.

Júlio César Magalhães Fernandes, instrutor do Senar há 13 anos, contou que recebem a carcaça do animal já abatido e fazem a transformação de toda ela. “Ensinamos a fazer copa lombo, bacon defumado, bacon redondo, linguiça fresca, linguiça defumada, presunto cozido e kit feijoada completo”, comentou Júlio.

Márcio Roberto Pereira, morador de Inconfidentes, trabalha fabricando linguiça e contou que escolheu fazer o curso para se aperfeiçoar e melhorar ainda mais seu produto.