Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Publicação de Artigo
Início do conteúdo da página
Notícias

Publicação de Artigo

Escrito por Roberto Mendonça | Publicado: Quarta, 28 de Novembro de 2018, 13h29 | Última atualização em Quarta, 05 de Dezembro de 2018, 09h55

Professor do campus publica artigo sobre papel dos marimbondos no ecossistema Mata Seca

DSCN8744O professor do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, Marcos Magalhães de Souza, publicou artigo científico na Revista Agrogeoambiental intitulado “Substrato vegetal utilizado para nidificação de vespas sociais (Hymenoptera, Vespidae) em Floresta Decidual”.

O docente explicou que trata-se da quinta produção de um trabalho feito no refúgio da vida silvestre do Rio Pandeiros, que é uma importante unidade de conservação do norte de Minas Gerais, num ecossistema chamado Mata Seca, que não é muito comum no Brasil. “É um ecossistema muito ímpar, pouco se conhece sobre ele. Daí todo esse esforço de trabalho que fizemos lá. E a relevância desse trabalho é porque ele dá uma luz sobre como os marimbondos se comportam nesse ecossistema”, disse Marcos Magalhães. “Eles são importantes predadores, polinizadores, e não tínhamos informações sobre a importância deles nesse ecossistema”, completou. “Se nós destruirmos esse ambiente, essa floresta, nós perdemos essa diversidade e os serviços ambientais que eles prestam para aquela região. E é isso que garante o uso da floresta de forma sustentável”, destacou o docente.

O artigo também tem como autores as ex-alunas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Inconfidentes, Gabriela dos Santos Francisco e Ângela Gomes Brunismann, além do professor do IF Sudesde MG -  Campus Barbacena, Mateus Clemente.

Acesse o artigo:

Substrato vegetal utilizado para nidificação de vespas sociais (Hymenoptera, Vespidae) em Floresta Decidual


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

registrado em:
Fim do conteúdo da página