Página inicial > Notícias > Buscando uma vaga

Buscando uma vaga

Escrito por Roberto Mendonça | Publicado: Domingo, 25 de Novembro de 2018, 09h04 | Última atualização em Quarta, 05 de Dezembro de 2018, 09h55
Candidatos se preparam para o início das provas.

Realizado Vestibular no Campus Inconfidentes com 1.443 candidatos inscritos

Neste domingo (25), foi realizado no Campus Inconfidentes o Vestibular do Instituto Federal do Sul  de Minas (IFSULDEMINAS) para ingresso nos cursos técnicos e superiores no primeiro semestre do ano de 2019.

Foram 1.443 inscritos, sendo 624 candidatos aos cursos superiores, 621 aos cursos técnicos integrados ao ensino médio, 189 ao curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade Ensino a Distância (EaD) e 09 aos cursos técnicos subsequentes.

As provas foram realizadas na Fazenda Escola, no Prédio Principal e na Escola Estadual Felipe dos Santos, e tiveram início às 8h45 se estendendo até as 12h45.

Para viabilizar a aplicação das provas foram recrutados cerca de 140 fiscais. O  coordenador geral da Comissão Permanente de Seleção (Copese), Reginaldo Silva, fez uma avaliação positiva do Vestibular. “Houve um crescimento em relação ao ano anterior. Muitos candidatos infelizmente não conseguiram realizar seus pagamentos, senão teríamos aproximadamente 2.000 candidatos no campus”, comentou o coordenador. “Tivemos alguns entraves, visto que muitos candidatos não acessaram os links que eram necessários para verem em quais salas fariam as provas, mas conseguimos sanar as dúvidas de todo mundo. Ainda não temos o quantitativo de quantos que faltaram, mas está transcorrendo tudo tranquilamente”, completou.

Para o Diretor do Departamento de Desenvolvimento Educacional (DDE), João Paulo Resende, houve preocupação para a divulgação  do Vestibular e as informações chegarem ao público-alvo que são os estudantes do nono ano do ensino fundamental e do terceiro ano do ensino médio. “A gente montou equipes não só para levar o material informativo para as escolas, mas para entrar e conversar com os alunos. Montamos uma força tarefa com a participação de professores, técnicos administrativos, alunos, e mobilizamos vários carros para visitar as cidades e escolas da região”, disse João Paulo. “Entendemos que teve um retorno muito positivo, inclusive de alunos que não conheciam a instituição e manifestaram interesse em vir para cá”, completou.

Segundo o Diretor do DDE, muitos inscritos não haviam efetuado o pagamento da inscrição, por isso, o processo foi marcado pela realização de uma operação de telemarketing em que ligaram para os candidados, lembrando-os da necessidade de pagar o boleto para efetivar a inscrição, o que contribuiu para aumentar o quantitativo de alunos inscritos. “O objetivo do Instituto é atender nossa região, atender as pequenas cidades, as comunidades, os alunos que estão aqui ao nosso redor”, comentou João Paulo.

O gabarito da prova objetiva será divulgado dia 26 de novembro. O cronograma prevê o dia 04 de janeiro de 2019 para a divulgação do resultado final.

Confira as imagens: