Página inicial > Notícias > Livros e Poesias

Livros e Poesias

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Sexta, 23 de Novembro de 2018, 07h22 | Última atualização em Quarta, 05 de Dezembro de 2018, 09h55
Estudante Gláucia Stefani Santos consagrou-se bicampeã com o poema "Biopoema".

Em noite de emoção, Festival de Poesias consagra aluna bicampeã no evento

A semana Cultural promovida pelo Campus Inconfidentes terminou nesta quinta-feira, 22, com debate, lançamento de livros, Festival de Poesia e show.

O debate “A Nova Direita: aparelhos de ação política e ideológica no Brasil Contemporâneo” foi desenvolvida pelo pró- reitor de Desenvolvimento Institucional, Flavio Calheiros. O tema é também o título do livro que foi lançado pelo servidor do IFSULDEMINAS, no mesmo evento. Segundo Flávio, a proposta da obra é refletir sobre o panorama político no Brasil e os fenômenos como o ódio, homofobia e racismo para entender o projeto de poder da nova direita no país”, disse o autor Flávio Calheiros, afirmando que a ideologia da Direita foi arquitetada pela burguesia.

O debate também contou com a participação do professor da rede municipal de Lavras (MG), Everton Fernando Pimenta. Ele discorreu sobre “A Tentação Facista: o integralismo ontem e hoje”. De acordo com o educador, para além do movimento histórico na década de 1930, ainda existem elementos desse movimento político no Brasil. “Existe ressonância dessas ideias presentes na sociedade. Imaginávamos, há pouco tempo, que esse movimento estava soterrado. Mas está presente na sociedade, não como algo errado, mas que precisa ser verificado como um ideário que se adaptou às novas demandas da sociedade atual”, apontou o doutorando.

A mesa de debate foi coordenada pelo professor de História do Campus Inconfidentes, Marcus Marcusso. Segundo, o coordenador do debate, a reflexão sobre o contexto político brasileiro é necessário para entender a sociedade contemporânea. “Estamos num momento conturbado politicamente. Mas é preciso pensar sobre os aparelhos de ação política ideológica do que se chama a ‘Nova Direita’”, destacou Marcusso, frisando o fortalecimento dos partidos de Direita a partir dos anos de 1980.

Também houve o lançamento dos livros: “Tesouro de um poeta”, de autoria de Abel Francisco de Andrade; “Histórias que merecem ser contadas”, com capítulo de Ilma Marcolino; “Book of Essays”, organizado pelo professor de inglês do Campus Inconfidentes, Daniel Lupinacci e o “Ódio como Política”, organizado por Esther Solano. Os autores das obras realizaram uma sessão de autógrafos.

Festival de Poesias

A noite terminou com a emoção e a sensibilidade de poetas e intérpretes durante o 10º Festival de Poesias que, neste ano, homenageou a poetisa carioca Elisa Lucinda. Foram apresentados oito poemas, tanto na modalidade “autoria”, quanto na modalidade “interpretação”. Os participantes foram avaliados por um júri composto por 3 professoras externas ao IFSULDEMINAS.

Na modalidade “autoria”, a aluna do Curso de Licenciatura em Ciências Biológica, Gláucia Stefani Santos foi a vencedora, com a exibição do poema denominado Biopoema. Com a vitória, Stefani consagrou-se bicampeã, uma vez que, em 2017, ela também venceu o Festival. “Quero agradecer a todos que me incentivaram e continuam me motivando para a arte de escrever”, discursou a estudante.

O segundo lugar ficou com o estudante do curso Técnico em Agrimensura, Caíque Augusto Correa Machado. Ele escreveu o poema “Rica Miséria”. O terceiro lugar foi para o poema “Tarde”, de autoria da aluna Ana Paula Marques, do curso Técnico em Informática.

Na modalidade “interpretação”, o primeiro lugar foi conquistado pelos alunos Leandro Bernardes, do curso de Engenharia de Alimentos, e Mariana Moreira, do curso Técnico em Alimentos. Eles interpretaram o poema “A flor e a náusea”, de Carlos Drummond de Andrade. De acordo com Leandro, as artes ajudam o ser humano a socializar os talentos. “Que todos que curtem escrever, não perca isso. As pessoas podem achar chato e brega. Mas não perca isso, pois é importante para nossa vida. Se isso fica preso, causa amargura. As artes e a literatura ajudam a externar nossos pensamentos e talentos”, disse o estudante, agradecendo à plateia presente em frente ao Palco Principal.

As alunas Rebeca Freitas e Jéssica Bueno Rodrigues ficaram com o segundo lugar. Elas apresentaram o poema “Epílogos”, de Gregório de Matos. A aluna Maria Clara Barbosa, do 1º ano do curso Técnico em Informática, interpretou o poema “Para sempre”, de autoria de Carlos Drummond de Andrade, e foi classificada em terceiro lugar.

A Semana Cultural encerrou com o show “Tons de Minas”, com o cantor Régis Sousa, da cidade de Varginha (MG).

Fotos: Cesar Neves / José Valmei Bueno

Veja as imagens