Página inicial > Notícias > Novembro Negro

Novembro Negro

Escrito por Roberto Mendonça | Publicado: Quarta, 21 de Novembro de 2018, 17h37 | Última atualização em Quarta, 05 de Dezembro de 2018, 09h55
No dia 13 de novembro, aconteceu um debate com o tema "Africanidades e Brasilidades".

Eventos são realizados no campus para celebrar mês da Conciência Negra

Para celebrar o mês da Consciência Negra, em que se comemora a morte de Zumbi dos Palmares, o Campus Inconfidentes realizou o Novembro Negro. O evento contou com eventos ao longo do mês.

No dia 13 de novembro, aconteceu um debate com o tema "Africanidades e Brasilidades", com a participação do professor Wilson Queiroz, de Campinas, e do professor Carlos Rufino de Carvalho, mestre de capoeira em Ouro Fino. Segundo a mediadora do debate, Ieda Maria da Costa, o evento que teve início às 19h30 estava previsto para acabar às 21h30 mas estava tão intenso que as conversas foram até as 23 horas. “Nós discutimos a evasão do negro da escola, porque ele não completa o curso, tanto nos cursos fundamentais quanto nos superiores. Como o negro é tratado hoje em dia. O que é o empoderamento negro”, contou Ieda. “E nós falamos também da capoeira, suas origens. Porque ela tem adeptos em todo o Brasil. Porque ela é importante. Seria bom se tivesse capoeira em todas escolas brasileiras”, completou.

No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra foi servida uma feijoada, escolhida por ser um prato típico da cultura africana. Durante o almoço os integrantes do grupo Som no Campus tocaram músicas da cultura negra, como o samba e o reggae. Segundo Ieda Maria da Costa, participaram integrantes de todos os campi do IFSULDEMINAS e muitos servidores levaram suas famílias.

O grupo de Congada da cidade de Machado – MG se apresentou também na noite do dia 20 pelas ruas da cidade.

Na Casa das Artes está acontecendo uma exposição da cultura afro, com objetos e fotos, até o dia 30 de novembro, aberta a toda a comunidade, podendo ser visitada pelas escolas das 8h às 12h.

O Novembro Negro foi organizado pelos servidores Ieda Maria da Costa, Cleonice Maria da Silva, Fábio Brazier, Luís Carlos Negri e Flaviane Aparecida de Sousa.

Confira as imagens:

Abertura e Debate